Ligue-se a nós

Internacional

Macaco vai ao funeral de homem que o alimentava

Publicação

no

Um pequeno macaco chamou a atenção durante um velório em Talanguda, no estado de Tamil Nanu na Índia. O animal subiu no caixão onde estava Peetambaram Rajan, que morreu aos 56 anos, e ficou bem próximo ao corpo. O homem tinha costume de dar frutas e biscoitos ao macaco, que aparecia todos os dias em sua casa, informou o site Tamil Mirror

Na noite do velório, em 17 de outubro, o animal foi à casa de Rajan e viu que ele estava morto. Então, ele se aproximou e inclinou para saber se o homem respirava. Depois, agarrou sua camisa pelo pescoço, chorou e tocou sua perna. O macaco sentou ao lado do homem. Os parentes e amigos do homem ficaram surpresos com a atitude do macaco e registraram o momento. De acordo com relato dos participantes, ele ainda foi ao cemitério onde ocorreu a cremação para prestar suas últimas homenagens

Os animais sempre estão mostrando os seus sentimentos, dando exemplos de carinho e amor. A cena, registrada em vídeo, chamou atenção da família que em meio à cerimônia fúnebre, um macaco, decidiu visitá-lo e dar o último adeus ao amigo.

O primata, do gênero langur, pertencente à subfamília colobinae, subiu no caixão sem nenhum impedimento e se aproximou da cabeça do falecido sem causar nenhum problema. Do contrário, a cena registrada em vídeo mostrou o animal prestando condolências sobre o corpo, chegando a acariciar seu rosto e, em seguida, beijá-lo.

Pouco após a demonstração de carinho, ele foi solto para seguir sua vida livremente. A filmagem amadora, por sua vez, foi lançada nas redes sociais e amplamente compartilhada por internautas e conquistou a muitos.

Esse é um de vários registros de amor e carinho dos animais com o ser humano.

No brasil ja tivemos alguns casos registrados de carinho e afeto animal com o seu dono. Clique aqui e Veja

Veja o video abaixo

Loading

Clique e para ler tudo

Curiosidade

Como são os rituais fúnebres no hinduísmo

Publicação

no

No hinduísmo, o funeral é considerado uma cerimônia sagrada.

As cerimonia de cremação sendo realizada ao ar livre, e próximos ao Rio Ganges

Os rituais fúnebres do hinduísmo são baseados na crença na reencarnação, ou seja, na ideia de que a alma se desprende do corpo após a morte e renasce em outra forma de vida.

Para os hindus, a cremação é obrigatória. Se o corpo não for de uma criança abaixo de cinco anos, esse procedimento costuma ser executado, a fim de libertar a alma do corpo, para que, assim, inicie um novo ciclo. É considerado um estado de libertação. Por isso, não é tratado como um momento totalmente triste, mas com festa

Ser cremado às margens do Ganges significa a conclusão do ciclo vital, uma vez que os liberta da reencarnação. Após a cremação, a tradição é jogar as cinzas no rio.

No entanto, nem todos os corpos são cremados, alguns deles, por exemplo, das crianças, das grávidas e das pessoas consideradas puras (sem pecados), são atirados no rio. Ademais, as vacas, consideradas sagradas para os hindus, também possuem esse destino

Patrocinador

O País onde o hinduísmo predomina é na Índia sendo a terceira maior religião do mundo

Algumas características dos rituais fúnebres do hinduísmo são: 
  • Preparação do corpo: O corpo é lavado, untado com óleo e pasta de sândalo, e vestido com boas roupas. 
  • Cremação: A cremação é recomendada e vista com bons olhos pela religião. As cinzas são jogadas no rio, como o Ganges, considerado sagrado pelos indianos. 
  • Velório: O velório é uma fase intermediária, e não há regras sobre como deve ser realizado. 
  • Cerimônia no 13º dia: No 13º dia após o falecimento, é realizada uma cerimônia em memória do falecido, com orações, oferendas alimentares e doações. 
  • Jogar pétalas de flores: É costume jogar pétalas de flores sobre o corpo e rodeá-lo três vezes. 
  • Deixar cartas sobre o corpo: Alguns costumam deixar cartas sobre o corpo. 
  • Ler o texto sagrado: Durante a cerimônia, é lido o texto sagrado pedindo que a alma encontre iluminação.

Aqui estão os principais aspectos de um funeral hindu:

Ritual de cremação ao ar livre as margens do Rio Ganges na Índia

Rituais pré-funerais

1. Preparação do corpo: O corpo é lavado e vestido com roupas novas.
2. Purificação: O corpo é purificado com água e incenso.
3. Colocação do tilak: Um tilak (marca) é colocado na testa do falecido.

Cerimônia do funeral

1. Leitura dos Vedas: Textos sagrados são lidos durante a cerimônia.
2. Orações e mantras: Orações e mantras são recitados para garantir a paz da alma.
3. Oferecimento de alimentos: Alimentos são oferecidos ao falecido.
4. Queima do corpo: O corpo é queimado em uma pira funerária.
5. Colheita das cinzas: As cinzas são colhidas e dispersas em um rio sagrado.

Rituais pós-funerais

1. Luto: A família observa um luto de 10-13 dias.
2. Cerimônia de purificação: A família realiza uma cerimônia de purificação.
3. Oferecimento de alimentos: Alimentos são oferecidos aos ancestrais.
4. Liberação da alma: A alma é liberada para reencarnar.

Tradições específicas

1. Cremação em Ghats: Em Varanasi e outros lugares sagrados, a cremação é realizada em Ghats (degraus) ao longo do rio Ganges.
2. Uso de madeira sagrada: A madeira usada para a pira funerária é considerada sagrada.
3. Participação da família: A família participa ativamente da cerimônia.
4. Respeito aos ancestrais: O funeral é uma oportunidade para homenagear os ancestrais.

Importância do funeral no hinduísmo

1. Liberação da alma: O funeral ajuda a liberar a alma para reencarnar.
2. Respeito aos ancestrais: O funeral mostra respeito aos ancestrais.
3. Purificação: O funeral purifica a alma e a família.
4. Ciclo da vida: O funeral é parte do ciclo da vida e da morte.

Patrocinador

 

Os corpos também são jogados sem cremar no Rio Gangues 

Essa imagem de corpo boiando sobre as aguas são comuns, até durante a pandemia

A quantidade de procedimento no rio tem atraído a preocupação pelas autoridades locais e internacionais, que dizem que partes dos corpos tem ido parar no rio depois de terem passado por rituais de cremação nas margens do Rio Gangues. Mas a principal preocupação é de que os corpos foram atirados ao rio sem cremação. A polícia chegou a instalar uma rede entre as margens do rio para coletar eventuais novos corpos, porém as praticas persistem e passou a ser considerado de difícil solução no sentido de ser uma tradição muito antiga.

Os números do Rio Gangues

Esse rio é mais conhecido no norte da Índia, porém o Ganges atravessa 9 estados, passando pelo Nepal e por Bangladesh, desaguando no Golfo de Bengala no Oceano Índico.

Possui cerca de 2500 km de extensão, sendo um dos maiores rios da Ásia e um dos maiores do mundo em fluxo de água. A profundidade média do rio é de 16 metros, e a máxima é de 30 metros.

Estima-se que 20 milhões de pessoas vivem nas margens do Ganges, influenciando na vida de cerca de 300 milhões de pessoas.

Essas são as principais características de um funeral hindu. É importante notar que as tradições podem variar dependendo da região e comunidade.

Assista ao documentário da History sobre o hinduísmo

Fonte: History

Loading

Clique e para ler tudo

Curiosidade

O perfume com cheiro de cadáver

Publicação

no

Para você que pensou que já viu de tudo nessa vida

É muito bizarro mas uma instituição beneficente no Reino Unido criou um perfume cuja fragrância é inspirada no odor de cadáveres. Na realidade é que este perfume foi inspirado na flor Jarro-Titã, também chamada de Flor-Cadáver devido ao seu odor desagradável que se assemelha ao de um corpo em decomposição. Alguns comentam que o cheiro horrível se assemelha a uma combinação de queijo estragado, rato morto e peixe em decomposição, para se ter uma ideia.

O grupo beneficente conhecido como The Eden Project é o idealizador de vários feitos considerados de extremo impacto, principalmente quesito ambiental, considerou que seria uma proposta interessante criar este perfume para aqueles que procuram um aroma mais audacioso e em uma direção totalmente inovadora. De fato, é inegável que poucos se aventurariam em fazer uso de um perfume com um aroma assim.

Assista ao vídeo do produto

Matéria relacionada

Perfume com cheiro de quem já morreu

Loading

Clique e para ler tudo

Incomum

Donas de funerária são condenadas por vender partes de corpos

Publicação

no

Mãe e filha foram condenadas em 20 e 15 anos por esquema de venda de partes humanas

Elas se declaram culpadas pela acusação de fraude postal, auxílio e cumplicidade na venda ilegal de partes humanas de seus clientes. Megan Hess foi condenada a 20 anos de prisão e sua mãe, Shirley Koch, recebeu 15 anos por seu envolvimento no esquema de venda de partes humanas para serviços de intermediação de corpos, de acordo com promotores federais.

Mãe e filha administravam a casa funerária Sunset Mesa em Montrose, no Colorado. De 2010 a 2018, elas se reuniriam com pessoas que procuravam serviços de cremação para si ou para seus entes queridos, de acordo com o acordo judicial.

 “Essas duas mulheres aproveitavam se de vítimas vulneráveis ​​que recorreram a elas em um momento de luto e tristeza. Mas, em vez de oferecer orientação, essas mulheres gananciosas traíram a confiança de centenas de vítimas e mutilaram seus entes queridos”, disse Leonard Carollo, agente especial interino encarregado do FBI em Denver, em um comunicado à imprensa.

“Essas mulheres, sem o conhecimento ou consentimento das famílias, desrespeitaram os desejos das vítimas enlutadas e violavam os corpos  para vendê-los com fins lucrativos”, disse Carollo.

“Em muitos casos, Koch e Hess não obtiveram autorização para doar corpos dos falecidos ou partes de seus corpos para serviços de corretagem de corpos”, disse um comunicado divulgado à mídia local.

“Em outros casos, o tema da doação foi levantado por Hess ou Koch, mas foi explicitamente rejeitado pelas famílias. Neste caso, apesar de não ter autorização, Koch e Hess encontraram centenas de pessoas mortas, partes de corpos ou cadáveres inteiros estão preparados para fornecer seus serviços de corretagem de cadáveres”, acrescentou.

“Sem o conhecimento ou consentimento, as duas gananciosas desrespeitaram os desejos das vítimas em estado de luto e degradaram os corpos de seus familiares para vendê-los com fins lucrativos”, disse Carollo.

Mesmo que a família concordasse em doar, Hess e Koch às vezes vendiam os restos mortais além do que a família havia autorizado.

As duas mulheres também entregaram os restos mortais cremados a famílias que não eram seus parentes, disse o comunicado à imprensa.

Em alguns casos, o casal despachou os corpos de pessoas que testaram positivo ou morreram de doenças infecciosas, como hepatite B, hepatite C e VIH, depois de provarem aos compradores que os corpos estavam isentos de doenças, refere o comunicado.

As remessas foram enviadas por correio ou voos comerciais, violando os regulamentos do Departamento de Transportes relativos ao transporte de materiais perigosos, disse o comunicado.

“As ações do réu foram horríveis, patológicas e motivadas pela ganância”, disse o procurador dos EUA Cole Finegan.

“Elas aproveitaram-se de inúmeras vítimas que estavam no seu nível mais baixo devido às perdas recentes de pessoas da família. Esperamos que estas penas de prisão tragam alguma paz às famílias das vítimas à medida que passam pelo processo de luto”.

Loading

Clique e para ler tudo

GOSTA DAS NOTICIAS?

Anuncie Aqui !!!

Nossa Loja

Ataude Artigos Funerários

Entre em nosso grupo

Recomendados

Anuncie Aqui !!!

newsletter whatsapp

+ Mais lidas