Ligue-se a nós

Curiosidade

É Possível Doar Corpo Para Estudos de Anatomia Humana?

Publicação

no

Como é as doações de corpos de humanos para estudos de Biomedicinas e Anatomia

Doação de corpos para estudos a

Veja como faz falta a doação de corpo para estudos de anatomia humana?

A doação de Órgãos é bastante conhecida da população e também amplamente divulgada. Já a doação de corpos para pesquisa ainda encontra muita resistência por parte da população.

 

Temos no Brasil instituições que chegam a passar cinco anos sem nenhuma doação. O que mais impressiona e que entre os mortos ha muitos corpos não reclamados e sem familiares que acabam não sendo doados para estudo cientifico, prefeitura realizam pedidos judiciais para sepultamento desses corpos mas não se preocupam em destinar esses corpos para as universidades de medicina.

Segundo o professor de Anatomia do curso de Medicina da UFMT, Flávio Silva Tampelini. Nos últimos cinco anos, nenhuma doação foi destinada à universidade mato-grossense. A falta de doadores não é exclusividade de Cuiabá, pois a realidade é a mesma em todo o país.

Na Universidade Federal de Rondônia, os futuros médicos possuem apenas um cadáver para os estudos. Na UFMT, a situação é um pouco melhor: uma média de 10 corpos, mas alguns com 20 ou 30 anos de uso.

Cadáveres inteiros, ossos e outras partes do corpo humano são extremamente necessárias para o estudo e produção científica. No caso da Federal de Mato Grosso, além dos alunos de Medicina, os de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia e Biomedicina – sendo estes últimos dois em campi do interior – precisam de material humano para aprender as profissões.

capela com altar alum e acrilico

Uma pequenina parte dos óbitos que fossem doados já seria de grande valor para ciência.

Assim como doar um órgão é importante para salva uma vida, a doação do corpo já falecido contribui na habilitação desses profissionais que realizarão estes procedimentos. Sem um corpo para ser estudado muitos profissionais ficam impedidos de concluir seus cursos. Então veja a importância da doação e entenda como pode ser realizado

O Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo é responsável por habilitar os futuros profissionais da área da saúde e na disciplina de Anatomia Humana.

A utilização do cadáver para efeitos didáticos, não deve ser ignorada e é imprescindível, uma vez que cirurgias, diagnósticos e prognósticos realizados pelos diferentes profissionais das áreas relacionadas à saúde, devem ser corretamente executados e interpretados.
O material humano para estudo, está cada vez mais raro de ser disponibilizado, o que compromete a qualidade do ensino oferecido. Por este motivo promovemos a campanha voluntária de corpo para o estudo anatômico, para que através dos corpos doados possamos continuar formando profissionais com elevado grau de conhecimento da Anatomia Humana para sua atuação profissional em toda nossa sociedade.

Tirando as duvidas sobre doar um corpo para estudos.

O que é doar o corpo?

Significa que após o seu falecimento o seu corpo não será enterrado nem cremado, mas sim ficará no nosso laboratório de Anatomia, será estudado pelos nossos alunos de graduação e pós-graduação, com todo o respeito e gratidão que merece, com isso melhoraremos a qualidade do nosso ensino, e dos futuros profissionais.

Para não putrefar ou degenerar, são utilizadas substâncias químicas a base de glicerina, que conservam e mantém o corpo em condições ideais e seguras de manuseio.

Alguma lei ampara a doação de corpo?

Sim, de acordo com o Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil brasileiro: “é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte. O ato de disposição pode ser livremente revogado a qualquer tempo”.

Para doar o corpo é necessário que:

Seja maior de 18 anos e tenha a intenção de fazê-lo. Se for menor de 18 anos precisará do consentimento dos responsáveis legais.

Existem gastos para o doador e sua família?

Não existem gastos para o doador nem para seus familiares.

Apenas se a família decidir fazer o velório, antes da doação (o que não impede que após as homenagens o corpo seja doado), os custos desse deverão ser pagos para a agência funerária contratada.

Pode-se doar órgãos para transplante e meu corpo para estudo anatômico?

Sim. A doação de órgãos para transplante será realizada anteriormente, assim que constatado o óbito e será utilizado para salvar vidas.

Os órgãos e estruturas não doadas para transplante serão encaminhados ao departamento de Anatomia, depois de ser realizado o velório e serão utilizadas para o conhecimento, a aprendizagem dos futuros profissionais.

Quanto tempo o corpo permanecerá no laboratório?

Esse prazo é variável. Temos corpos há mais de 50 anos que contribuem para o ensino. O material humano é raro e rico em detalhes que permitem o enriquecimento do conhecimento.

O que será feito com o corpo após o mesmo ser utilizado para estudos?

Após ser completamente estudado e ter contribuído de forma magnífica ao desenvolvimento profissional
 dos alunos, este corpo ou parte dele será sepultado no jazigo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Os familiares terão acesso ao corpo?

Não. O acesso é permitido apenas aos alunos, professores e técnicos do laboratório do departamento de Anatomia.

Algum tipo de doença ou idade impedem de ser doador?

Não há contra indicações para doações.

Receberei alguma recompensa por doar meu corpo?

Financeira não receberá, está estabelecido em lei.

Como garantir que meu corpo será doado?

Além de preencher os documentos e enviá-los ao departamento, é importante que você discuta e informe seus familiares sobre esta decisão, para que quando constatado o óbito, um dos familiares nos comunique e assim possamos proceder para receber o corpo. Caso os familiares não estejam de acordo com a decisão ou não nos informar, o desejo não será concretizado.

Como proceder para ser um doador em SP?

Primeiro tenha certeza da sua escolha, informe seus familiares sobre sua decisão e, preferencialmente, em vida, preencha os documentos abaixo, reconheça firma em cartório das assinaturas (doador e testemunhas), e envie uma via original para: Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Av: Prof Lineu Prestes, 2415, CEP: 05508-900 – Butantã, SP- SP.

Para demais esclarecimentos, favor contactar-nos pelo email: thelmar@usp.br, ou pelo telefone 3091-7226.

Baixe os documentos:

1) Termo de Declaração de Vontade e Testemunho de Doação Voluntária de Corpo para Estudos Anatômicos (preencher 3 vias, reconhecer assinatura em cartório e nos enviar apenas uma via e arquivar as outras 2 vias)

2) Formulário de Registro do Doador Voluntário de Corpo Para Estudos Anatômicos (preencher apenas uma via e nos enviar via correio, juntamente com o Termo de Declaração de Vontade e Testemunho de Doação Voluntária de Corpo)

3) Termo de Declaração de Vontade de Doação Voluntária de Corpos/Membros por TERCEIROS para Estudos Anatômicos.

mazinha

Foi útil para você essas informações?

Receba outras no seu Email e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

     339 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    O causador de espantos nos velórios

    Publicação

    no

    Ele vai aos funerais só para revelar os segredos do mortos

    Parece loucura mas muitos mantem segredos que só podem ser revelados depois de morto, e foi por conta disso que Bill Edgar, 52, se especializou a fazer exatamente isso, revelar segredos em nome dos falecidos, confessando diante de todos o que eles não tiveram coragem de dizer quando estavam vivos.

    A nova função surgiu enquanto ele trabalhava como detetive particular para uma pessoa com doença terminal na Austrália e depois do primeiro caso veio a decisão deixou seu emprego na Costa do Ouro três anos atrás, quando um homem com uma doença terminal pediu-lhe para interromper seu funeral para dizer a seu melhor amigo que sabia que estava ‘tentando transar’ com sua esposa.

    Este homem, entretanto, disse que sua família e amigos não gostariam do que ele tinha a dizer, então provavelmente não leriam um texto ou ate mesmo reproduziriam a sua mensagem.

    “Então, me ofereci para falar em nome dele” e “Foi assim que tudo começou” e desde então muitos outros casos foram aparecendo e eu emprestando mina voz para falar o que o morto já não podia mais.

     

    Como é a vida de um interrompedor de funerais?

    A sua primeira vez que fiz isso foi muito inspirador, e um alívio para meu cliente, interromper o atendimento e dizer à família do homem que tinha algumas coisas “não ditas”.

    “Eu basicamente vou ao velório em respeito ao meu cliente, não os vivos, e é assim que eu trabalho desde então. Os que sobraram depois da revelação não são da minha conta ou preocupação. É meu cliente em primeiro lugar. Todo o resto são efeitos colaterais”.

    Outra situação bastante recorrente é ter que ir ate onde estão as provas escondidas para realizar certas varreduras no local. Algumas coisas ou provas tem que simplesmente desaparecer. Muitos de meus clientes estão impossibilitado de voltar em lugares onde estão certas coisas, estão internados ou inválidos para essa tarefa, então preciso ser rápido para poder entrar seja em residencias ou empresas e pegar as provas e filmar a incineração para apresentar ao cliente.

    Como realiza as revelações

    Permaneço no funeral juntos a todos e em um ponto exato do funeral, eu me levanto, abro um envelope e leio exatamente o que o morto não conseguiu dizer em vida”.

    E como são os pedidos?

    Eu recebo uma variedade grande listadas de coisas diferentes que as pessoas desejam em seus funerais, incluindo revelações sobre sexualidade, casos amorosos e roupas ou itens a serem colocados no caixão.

    Revelação sobre sexualidade

    Certa vez foi revelado a um grupo de homens em um funeral de motoqueiros “que seu melhor amigo era gay e o amante estava na platéia”.

    “Os motoqueiros ficaram um pouco chateados, mas para ser sincero, os verdadeiros amigos já sabiam e falavam ‘não importa’. O amante veio falar comigo cerca de uma semana depois”.

    A origem do seu dinheiro.

    O cliente estava na casa dos 80 anos, ele é um cara muito legal. Você pensaria que ele seria um empresário muito astuto e muito conhecido, mas para ser honesto com você, ele formou sua fortuna ganhando na loteria.

    “Ele nunca contou a ninguém nem a sua família de onde veio seu dinheiro, enganou a todos como sendo o melhor empresário do mundo, na verdade ele nunca trabalhou um dia sequer em sua vida. Ele enganou a todos eles. Ele vivia uma vida de ostentação com o dinheiro da loteria enquanto todos achavam que ele ganhava dinheiro trabalhando”.

    Trabalhos online em tempos de pandemia

    Edgar também oferece um serviço online de US$10 que permite às pessoas enviarem elogios ou confissões e nomear um parente mais próximo para receber os detalhes de login para fazer o download quando estes morrerem.

    Ele afirma que desde que o COVID-19 começou globalmente no início deste ano, foram feitos 8200 uploads e sua plataforma. E são principalmente os contaminados pela COVID-19 os mais preocupadas.

    E as outras historias

    Além de suas futuras contratações, Edgar também  assinou um contrato com um produtor para “um filme ou série dramática” sobre o seu trabalho que é conhecido como o CONFESSOR DE CAIXÃO .

     3,684 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    Velórios diferentes pelo mundo

    Publicação

    no

    Conheçam os velórios mais estranhos pelo Mundo

    o-jogador-willie-stokes-jr-ele-foi-enterrado-em-um-caixao-que-lembra-ao-carro-cadillac

    O jogador Willie Stokes Jr. Ele foi enterrado em um caixão que lembra ao carro Cadillac Seville e que ainda faróis que piscavam, para-brisas e uma placa com apelido de “Wimp”, que significava Willie

    seu-cadaver-foi-colocado-contra-a-parede-vestido-como-um-rapper

    Medina foi morto a tiros e jogado sobre uma ponte de cueca, em 2008. Por isso, seu cadáver foi colocado contra a parede, vestido como um rapper e com seu favorito boné New York Yankees

    taxista-morto-velado-no-carro

    O taxista porto-riquenho Victor Perez Cardona 73 anos era bastante brincalhão e tinha um último desejo após sua morte: ser velado dentro do táxi que ele dirigiu nos últimos 15 anos.

    David-Morales-foi-velado-em-cima-da-moto

    David Morales, de 22 anos, trabalhava fazendo entregas e havia acabado de ganhar a moto – uma Honda CBR600 F4 – de um tio. A funerária Marin organizou tudo para que os amigos e familiares do morto fossem se despedir de Morales quando ele estivesse montado no veículo

    O-boxeador-profissional-Christopher-Rivera

    O boxeador profissional Christopher Rivera também foi embalsamado de forma diferente. Seu corpo estava vestido com um robe de boxe preto estampado com as palavras “Graças a Deus” que ele costumava usar nas lutas.

    O-velorio-de-Miriam-Burbank-teve-exposição-de-fotos

    .“Mae-Mae”, como era conhecida Miriam Burbank, ficou sentada em uma mesa com cerveja, uísque e cigarros perto. Para completar, suas unhas foram pintadas com as cores do seu time favorito de futebol americano.

    músico-de-jazz-Lionel-Batiste-foi-velado-em-pé

    Em 2012, com a morte do músico de jazz Lionel Batiste, um estilo bem esquisito de funeral ganhou destaque. Batiste foi velado de uma forma bizarra e numa posição inusitada. Ele foi colocado no velório de pé, apoiado em um poste de luz, com as mãos na bengala e com um chapéu na cabeça

    porto-riquenho-Renato-Garcia-foi-velado-de-lanterna-verde

    O velório do porto-riquenho Renato Garcia ganhou destaque em vários jornais do mundo. Ele morreu aos 50 anos e foi velado desta maneira, vestindo de Lanterna Verde, em pé junto a parede do apartamento da irmã, em San Juan

    Chadil Deffy e sua noiva morta

    Chadil Deffy se casou com a namorada morta. Ann Kamsuk foi morta em um acidente de carro. A cerimônia macabra aconteceu durante o velório.

     3,968 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    Pesadelos assustadores com a mortes. O que significa?

    Publicação

    no

    Quantos já acordaram depois de um pesadelo sobre morte ou até mesmo a própria morte?

    Saiba o que tem por traz de alguns entendimentos sobre os PESADELOS. Sem duvida é uma grande aflição que se sente ao sonhar com a morte, é preciso entender o porque ou pelo menos não é preciso entrar em pânico ou deixar que o desespero te consuma, pois este sonho possivelmente não significa algo ruim, muito pelo contrário, ele revela que você ou a pessoa com quem sonhou irá dispor de muita saúde.

    Qual a diferença entre sonho e pesadelo

    A principal diferença entre sonhar e ter pesadelo é o tipo de conteúdo que o cérebro processa enquanto a pessoa dorme. Os sonhos manifestam desejos e vontades, enquanto os pesadelos têm um conteúdo mais obscuro e assustador.

    Há quem diga que sonhar com gente morta possa significar a perda de poder, entretanto, pode ser também que você tenha presenciado alguma cena de grande impacto que lhe causou um enorme choque emocional durante a semana, o mês ou até no decorrer do ano. Cena que ficou marcada em sua mente, talvez você nem tenha se dado conta, mas, contudo, ela ficou lá guardadinha em sua memória e, através do sonho, voltou a acontecer.

    SONHAR COM MORTE DE PARENTE

    Uma parte dos sonhos traz grande aflição e angústia para a alma devido ao modo como eles acontecem, e principalmente se este sonho está relacionado a alguém especial e do nosso meio familiar. Sonhar com parente morto é uma situação de conflito e angustiante, pois está ligado às pessoas com quem mais nos importamos e que fazem parte de quem somos.

    A interpretação desse sonho dependerá muito do grau de parentesco seu em relação à pessoa, mas, no geral, quando um parente aparece morto no sonho, pode indicar as mudanças na personalidade que você sofreu ou poderá vir a sofrer ao longo do tempo. No entanto, também está ligado ao sentimento que você tem por esta pessoa, indicando todo o seu carinho por ela, mas que não é possível estar tão próximo como você gostaria. Vamos ver alguns casos:

    SONHAR COM MORTE DE AMIGO

    Sonhar com a morte de um amigo não é muito agradável, mas não se preocupe, pois esse sonho apenas indica que você se preocupa e tem uma forte ligação com ele, que ele te faz muita falta. Ao sonhar com amigo morto, é possível perceber o quanto este lhe faz falta e o quão grande são os sentimentos que você nutre por ele. Então reserve um tempinho para ligar ou vê-lo, pois uma vida com amigos é sempre bem melhor!

    SONHAR COM MORTE DA MÃE

    Sonhar com a morte não é um sonho que nos faz tranquilidade, muito pelo contrário, faz com que acordemos frustrados e preocupados. Sonhar com a morte da mãe nos deixa mais preocupados ainda, pois a mãe é um símbolo de proteção, carinho e amor.

    Sonhar com sua morte revela que você tem medo de assumir responsabilidades. Esse sonho também pode indicar que a distância ou a falta de vê-la faz com que você desenvolva uma grande saudade por ela. Procure encontrar e reservar um tempo para ir visitá-la e dê todo amor que você puder à guerreira que o trouxe a este mundo.

    SONHAR COM MORTE DO PAI

    O pai, assim como a mãe, é uma fonte de proteção, carinho e amor. Sonhar com a morte do pai indica que você sofrerá uma grande e considerável mudança, e que também precisa ser mais independente. Indica ainda que lhe falta habilidade para desenvolver seus projetos e tomar decisões. Seja ousado e dê o seu melhor!

    SONHAR COM FILHO MORTO

    Sonhar com filho morto pode deixar qualquer pai e mãe aflito e preocupado, entretanto indica apenas um sentimento de segurança que você tem em relação ao filho. É possível que tenha planejado e prometido algo que não conseguiu cumprir, contudo pode indicar também um sentimento de saudade, por ele estar seguindo novos caminhos e entrando em novas fases da vida. Procure ajudá-lo da melhor maneira, converse e esteja sempre por perto para o que ele precisar, pois você é o porto seguro entre ele e essa nova fase.

    SONHAR COM MORTE DO IRMÃO

    Não se preocupe, pois esse sonho vem indicar que este irmão terá vida próspera e muita saúde, sobretudo indica que algo muito bom e significativo irá acontecer na vida dele. Já você está num momento de grande propensão para conseguir encontrar um ponto de equilíbrio e ficar mais tranquilo e equilibrado com relação  aos problemas do dia a dia.

    SONHAR COM MORTE DE NAMORADA

    Sonhar com a morte da namorada ou da pessoa amada significa que você está com seus sentimentos confusos em relação a ela. Pode representar sua indecisão acerca dos assuntos relacionados a vocês.

    SONHAR COM PESSOA QUE JÁ MORREU

    Sonhar com pessoa que já está morta é um alerta do seu subconsciente de que você pode estar sendo influenciado negativamente por pessoas que te querem o mal. Tome cuidado com as pessoas de quem você se aproxima. Caso a pessoa esteja morta há muitos anos, pode significa que o seu relacionamento amoroso não está tão bem quanto antes.

     3,816 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    + Mais lidas