Um funeral simples e repleto de tradições a serem respeitados
Quando é anunciada a morte de um judeu, a primeira providência dos familiares é comunicar o Chevra Kadisha – grupo de voluntários que orienta e realiza todos os procedimentos funerários.
O grupo Chevra Kadisha “são considerado um grupo santo e cabe a eles essa tarefa que se relaciona diretamente com a santidade”, explica o rabino Pablo Berman, da Comunidade Israelita do Paraná.
Rabino Pablo Berman
Para o rabino, essa é uma das maiores ações de amor ao próximo no Judaísmo. “Tudo é feito de maneira voluntária. Acreditamos que a alma ainda está próxima à pessoa nesse momento”. Ao fim do banho ritual, o falecido é vestido com o Tachrichim, um conjunto de roupas brancas, com camisa, calça e luvas, que representam a neutralidade com que a alma irá se encontrar com o Criador, segundo a tradição judaica.
A morte é a crise da vida. A maneira de um homem lidar com a morte indica muito sobre sua atitude para com a vida. Assim como há um estilo judaico de vida, também existe um estilo judaico de morte.
Da mesma forma que a maneira judaica de viver é uma perspectiva distinta e um estilo de vida singular específicas de Deus, assim também a maneira judaica de morrer implica atitudes singulares em relação a Deus e a natureza, e relativamente ao problema do bem e do mal. Há também uma maneira distintiva de demonstrar as qualidades específicas judaicas de reverência pelo homem e respeito pelos mortos.
O Sepultamento
Pela lei judaica, o corpo deve ser sepultado o mais breve possível em um caixão simples, sem ornamentos, apenas uma Estrela de Davi na parte superior, de preferência no mesmo dia da morte. A explicação é de que a alma não consegue descansar até ser sepultada. A única exceção à regra é em caso de mortes violentas, em que decisões judiciais podem atrasar a cerimônia.
Segundo a tradição o sepultamento reflete “a igualdade de todos os seres humanos em sua morada final. Na morte, rico e pobre se encontram, pois ambos foram criados por Deus” (Provérbios 22:2)”. O sepultamento deve ser feito em um cemitério israelita, denominado por eles como “casa do mundo” ou “casa da eternidade”, em um jazigo único, aceitando-se somente um parente a mais em cada túmulo.
O caixão é colocado na cova em contato com a terra, enquanto um membro da família é responsável por jogar as primeiras pás de terra que começam a cobrir a madeira. Uma lápide é colocada com escritos hebraicos informando nome, data de nascimento e morte, além de citações bíblicas.
Em geral, depois de um ano, pedras são colocadas sobre o sepulcro, baseando-se na tradição bíblica, quando Jacó colocou pedras para sua esposa Raquel, em sinal de homenagem. Esse gesto, explica a Associação Israelita carioca, assegura que os mortos não serão esquecidos e a sepultura não será profanada. “Uma das funções básicas da pedra tumular é manter viva a memória do falecido. E, de acordo com o Talmud [livro sagrado], a memória dos mortos torna-se menos intensa após 12 meses.”
A Cremação
A cremação jamais é permitida. O falecido deve ser enterrado, corporalmente, na terra. É proibido – em toda e qualquer circunstância – reduzir o morto a cinzas num crematório. É um ato ofensivo, pois violenta o espírito e a letra da lei Judaica, que nunca, no passado, sancionou a antiga prática pagã de cremar o corpo.
A proibição da cremação de corpos no judaísmo é explicada pelas diversas correntes. Veja o que dizem três rabinos a respeito.
“A lei judaica proíbe a cremação por ela ser antinatural e a maneira que mais desonra os mortos. A cremação representa a destruição ativa de nosso corpo, que é uma dádiva de Deus, por isso é imprópria. Finalmente, a falta de túmulo que a cremação gera tira da família a possibilidade de lidar com o luto e de ter um lugar para as próximas gerações poderem lembrar dos seus antecessores”, Rabino Adrián Gottfried (Comunidade Shalom).
“A cremação é considerada uma mutilação da substância física do falecido e uma ofensa à essência de seu espírito. Kibud há’met, o respeito pelos mortos, é um princípio fundamental do judaísmo. É com base nesse preceito que se proíbe a cremação. Somos ordenados a ‘retornar o corpo ao solo’ (Gênesis, 3:19) e deixar que ele se decomponha naturalmente”, Rabino Henry I. Sobel, em artigo publicado neste Chevra Kadisha Informa (ed. nº 23, março 2006).
“O povo judeu sempre deu valor especial ao enterro judaico, pois este é o elo que une a alma à eternidade, preparando o corpo para a ressurreição. A cremação transgride as proibições da Torá, além de demonstrar que o falecido não acreditava na ressurreição e na vida pós-morte – uma das bases do judaísmo –, deixando de merecê-la. Além disso, é considerada um costume idólatra”, Rabino Shamai Ende in “Leis e Costumes do Luto Judaico” (pág. 76)
O Funeral
A expressão judaica mais notável de dor é quando o enlutado rasga as próprias roupas antes do funeral.
Quem deve rasgar as roupas?
Sete parentes estão obrigados a desempenhar esta prática: filho, filha, pai, mãe, irmão, irmã e cônjuge.
Eles devem ser adultos acima da idade de treze anos. Menores, que sejam realmente capazes de entender a situação e avaliar a perda, podem ter as roupas rasgadas por outros parentes ou amigos.
Cônjuges divorciados podem cortar as roupas, mas não são obrigados.
O serviço de funeral é breve e simples, designado basicamente para homenagear a dignidade do falecido. O serviço consiste em:
– Ler uma seleção de Tehilim (Salmos) apropriada à vida do falecido.
– Fazer uma eulogia de suas boas qualidades que os sobreviventes procurarão implantar em sua própria vida.
– Uma prece memorial pedindo a D’us que abrigue sua alma “nas asas da Divina Presença”.
As pessoas que estão colocando terra na sepultura devem tomar cuidado para não passar a pá ou a enxada de mão em mão, mas sim, fincá-la na terra.
• Aqueles que estiverem presentes ao enterro devem formar duas filas, como um corredor, por onde os enlutados deverão passar. Aqueles que formarem o corredor devem recitar a tradicional prece de consolação:“Hamacom yenachem etchem betoch shear avelê Tsiyon Virushaláyim” ”Que D’us te conforte entre os outros enlutados de Sion e Jerusalém.”
• É uma mitsvá acompanhar o falecido até o cemitério.
• Se for incapaz de ir até o cemitério, a pessoa deve caminhar pelo menos uma distância de 2 ou 3 metros acompanhando o corpo.
• É importante que um grupo de no mínimo de dez homens adultos (a partir de 13 anos) esteja presente no cemitério, para que haja um minyan para o cadish.
• É uma grande mitsvá fazer um discurso apropriado ao falecido, mencionando seus bons traços de caráter (que seja sincero e contenha verdades, caso contrário torna-se prejudicial ao orador e ao falecido). O objetivo primordial do panegírico é honrar o falecido. Falamos também sobre seus pais e família, Se o falecido deixou instruções de que preferia não ser louvado, sua vontade deve ser feita.
• É uma mitsvá chorar e prantear pelo falecimento de uma pessoa justa. D’us conta e entesoura as lágrimas derramadas quando um justo se vai.
• A presença de um corpo morto é considerada uma fonte de impureza ritual. Por este motivo, um cohen não pode permanecer na presença de um cadáver, fazer visitas ou ir a enterro no cemitério, a menos que seja o enterro pelos seus pais. Um cohen deve ser cercado por um círculo de pessoas de mãos dadas ou um material como uma cerca a sua volta para poder visitar algum túmulo ou permanecer no cemitério.
• No cemitério, o cohen falecido é enterrado próximo aos portões do cemitério, para que seus parentes não se profanem caminhando perto de outros túmulos.
• É importante que homens e mulheres não se misturem durante os panegíricos ou a procissão fúnebre.
• É proibido retardar um sepultamento, pois é prejudicial ao falecido, podendo causar sofrimento a sua alma. Somente em situações realmente necessárias é permitido um breve adiamento caso estejam ainda preparando os detalhes da sepultura ou para que parentes próximos que se encontram em outras localidades possam comparecer ao funeral. (Não realizamos o sepultamento no final da tarde de sexta-feira se isso puder causar a profanação do Shabat.)
• É necessário consultar um rabino ortodoxo competente antes de retardar um funeral.
• Para os pais, é adequado expandir os elogios em sua honra.
• O correto é que apenas judeus estejam envolvidos nos cuidados e no transporte do corpo.
• A pessoa é obrigada a interromper até o estudo de Torá a fim de acompanhar o falecido.
• Costuma-se recitar capítulos especiais doTehilim durante o funeral.
• Utiliza-se um caixão de madeira, mas é preferível minimizar a madeira e mesmo as mortalhas, para que o falecido fique o mais próximo possível do solo.
• O falecido é deitado de costas, como alguém que está dormindo.
• Pedimos perdão ao falecido, no caso de não termos mostrado o respeito adequado.
• Costuma-se não passar as pás de uma pessoa a outra, para demonstrar que não passamos tristeza a outras pessoas; pousa-se a pá e esta então é apanhada do chão.
• Não se pode agir de maneira descuidada no cemitério, o que inclui: não comer, não beber, não fumar [Yalkut Yossef], não tratar de assuntos de negócios.
• É proibido usar passagens entre os túmulos como atalho.
• De forma geral, é proibido abrir um túmulo depois de este ter sido fechado.
• É costume após o enterro, ao sair do cemitério, arrancar um pouco de grama, para demonstrar que o falecido brotará de novo à vida quando da ressurreição dos mortos (Techiyas Hametim ) e jogá-la por cima do ombro direito para trás e recitar o seguinte: “Veyatsisu me’ir keêssev haáretz; zachur ki afar anáchnu” (Tradução: “Que eles (os falecidos) brotem (ressuscitem) como as plantas da terra”.
Obs: Se o sepultamento ocorrer em Chol Hamoed, não se pode arrancar a grama.
Ao sair do cemitério cada pessoa deverá fazer netilat yadáyim (ablução das mãos). O costume é de não enxugar as mãos após a netilá,porém nos dias frios pode-se enxugá-las. Não se costuma passar a caneca de netilat para outra pessoa após usá-la para mostrar que não passamos tristeza a outras pessoas. A caneca deverá ser colocada com a abertura para baixo, indicando que toda vida chegará ao fim.
O Entendimento
A Lei Judaica é inequívoca ao estabelecer de maneira absoluta que os mortos devem ser enterrados na terra. O corpo do homem retorna ao pó como era. A alma sobe a D’us mas o abrigo físico, os elementos químicos que revestiam a alma, mergulham no vasto reservatório da natureza.
“Pois do pó vieste, e ao pó retornarás” (Bereshit 3:19) é o princípio guia no que tange à escolha dos caixões, que deve ser completamente feito de madeira.
A Torá nos diz que Adam e Eva se esconderam entre as árvores no Jardim do Éden quando escutaram o Divino julgamento por terem cometido o primeiro pecado. Disse Rabi Levi: “Este foi um sinal para seus descendentes de que, quando morrerem e estiverem preparados para receber sua recompensa, devem ser colocados em caixões de madeira.”
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