Ligue-se a nós

Foco

Agente funerário posta foto com o corpo de Maradona e é punido

Publicação

no

É a irresponsabilidade de quem deveria cuidar e não de brincar com os sentimentos dos outros 

Agente funerário Molina que preparou o corpo de Diego Maradona foi punido após postar foto onde mostra o rosto do jogador e ele ao lado fazendo um sinal de positivo com a mão no rosto de Maradona.

A imagem repercutiu negativamente nas redes sociais e causou grande comoção aos fans e familiares que ficaram indignados com a atitude do rapaz.

O dono da funerária argentina pediu desculpas à família de Maradona e disse, em entrevista ao site da emissora Todo Noticias, do grupo Clarín, que o funcionário foi “despedido imediatamente”.

A imagem de Molina fazendo sinal de positivo, com o caixão aberto, enquanto tocava o rosto de Maradona começou a viralizar no final da manhã de quinta em diversos perfis no Twitter e em grupos do WhatsApp.

O advogado e amigo de Maradona, Matias Morla, mostrou sua perplexidade com o caso e disse, em uma rede social, que o funcionário é “um canalha”, e que não descansará “enquanto ele não responder por essa aberração”.

“Por conta da viralização da imagem de Diego em seu leito de morte, eu vou pessoalmente encontrar quem foi o canalha que tirou essa foto”, disse o advogado. “Todos os responsáveis por essa covardia vão ter que pagar.”

mazinha

Gostou de ficar sabendo?

Receba outras no seu Email e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Foco

    Setembro o mês de combate as mortes por suicídio

    Publicação

    no

    Brasil tem mais de 30 internações ao dia por tentativa de suicídio

    Dado é da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede)

    Os números oficiais são do ano de 2023, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 11.502 internações decorrentes de lesões com intenção deliberada de autolesão, resultando em uma média diária de 31 ocorrências. O total representa um crescimento superior a 25% em comparação com os 9.173 casos registrados em 2014, quase uma década antes. A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).

    Quando a causa morte é suicídio, familiares e amigos se vem em uma condição estressante devido a dificuldade de entendimento do fato, por que a pessoa cometeu suicídio. Um suicídio muitas vezes nos leva a se rebelar contra Deus ou o destino, aumentando o trauma, podendo desencadear um quadro de depressão profunda.

    A evolução dos números registrados por regiões

    A análise regional das internações por lesões autoprovocadas mostra diferenças entre os estados do Brasil. Para a associação, em alguns casos, houve “um crescimento alarmante”. Por exemplo, Alagoas registrou o maior crescimento percentual de 2022 a 2023, com um aumento de 89% nas internações. Em termos absolutos, o número de casos aumentou de 18 para 34 durante o período.


    Segundo a entidade, a Paraíba e o Rio de Janeiro também se destacam, com crescimentos de 71% e 43%, respectivamente. Em contrapartida, estados como São Paulo e Minas Gerais, embora apresentem números absolutos elevados — 3.872 e 1.702 internações, respectivamente, em 2023 —, observaram aumentos percentuais menores, de 5% e 2%, respectivamente.

    O perfil dessas pessoas

    Segundo a associação, há uma diferença considerável entre os sexos no perfil de pacientes hospitalizados devido a lesões autoprovocadas. De 2014 a 2023, o total de internações femininas subiu de 3.390 para 5.854. No caso dos homens, o número total de internações diminuiu, passando de 5.783 em 2014 para 5.648 em 2023.

    No que diz respeito à faixa etária, o grupo mais afetado em 2023 foi o de 20 a 29 anos, com 2.954 internações, seguido pelo grupo de 15 a 19 anos, com 1.310 internações. “A vulnerabilidade de jovens adultos e adolescentes é evidenciada pelos números, que, juntos, constituem uma parte considerável das tentativas de suicídio”, analisou a entidade.

    As internações por lesões autoprovocadas em indivíduos com 60 anos ou mais totalizaram 963 casos no ano de 2023. Outro dado importante é o crescimento das internações de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos. Em 2023, foram registrados 601 casos, quase o dobro do registrado em 2011, quando houve 315 internações.

    Segundo a Abramede, mesmo que o atendimento inicial a esses casos exija um “foco técnico”, é fundamental que a abordagem também considere a detecção de indícios de fragilidade emocional, a fim de proporcionar um suporte integrado. A entidade considera que uma resposta rápida e humanizada pode impactar positivamente o prognóstico desses pacientes, além de contribuir para a prevenção de novos casos.

     

    Morte por suicídio é a segunda maior causa de morte de mulheres jovens. Com base em atestados de óbito de mulheres de 15 a 29 anos.  Entre as principais causas do suicídio estariam os transtornos mentais.

    De acordo com estatísticas, para cada 1 suicídio, há entre 10 e 20 tentativas. Isso significa que quem tenta tirar a própria vida, mas não consegue, vai tentar de novo, ficando cada vez mais vulnerável. Uma tentativa de suicídio é o maior preditor de uma nova tentativa. Caso isso aconteça, a pessoa deve receber auxílio médico imediato.

    É possível Prevenir

    A discussão do assunto é uma das formas mais eficientes de prevenção. Por isso é importante dar atenção aos transtornos mentais e não tratá-los como tabu, já que, em 85% dos casos de suicídio, um tratamento poderia ter evitado que o pior acontecesse.

    Sinais que indicam tendência suicida

    • Apresentar sinais de depressão, mesmo que não assuma, ou dizer o tempo todo que está deprimida, mesmo que não aparente.
    • Ter esquizofrenia, que leva a delírios, alucinações e comportamento desorganizado.
    • Transtornos de humor e/ou personalidade, como bipolaridade.
    • Usar drogas ou álcool em excesso, o que aumenta a impulsividade e, com isso, o risco de se matar.
    • Dizer com frequência que está pensando em desistir, que não consegue continuar.
    • Apresentar sentimento de culpa, ódio por si mesmo, se sentir sem valor ou com vergonha.
    • Ter passado por uma perda importante, como morte ou separação.
    • Ansiedade, pânico, mudanças nos hábitos alimentares e no sono.
    • Comportamento retraído e inabilidade para se relacionar com familiares e amigos.
    • Sentimentos de solidão, desesperança e impotência.
    • Doenças físicas crônicas que são limitantes ou dolorosas demais.
    • História anterior de tentativa de suicídio.
    • Escrever cartas de despedida ou organizar documentos e testamento.

    um-abraçoA maioria das pessoas que se suicidam apresenta depressão, mas nem todos que têm depressão, mesmo grave, vão se suicidar. De fato, apenas 15% das pessoas com depressão grave tiram suas próprias vidas.

    Para cada 1 suicídio, há entre 10 e 20 tentativas. Isso significa que quem tenta tirar a própria vida, mas não consegue, vai tentar de novo, ficando cada vez mais vulnerável. Uma tentativa de suicídio é o indicio de uma nova tentativa. Caso isso aconteça, a pessoa deve receber auxílio médico imediato e principalmente apoio da família.

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Administrar

    Conheça a historia das preparações de cadáveres e os riscos do uso do formol

    Publicação

    no

    Funcionários de funerárias que preparam corpos para o sepultamento ou cremação com uso direto do formol podem estar em risco elevado de esclerose lateral amiotrófica (ELA, ou doença de Lou Gehrig), quadro neuro degenerativo incurável que atinge cerca de 450 mil pessoas por todo o mundo, que provoca o endurecimento dos músculos respiratórios e de outras partes corpo, levando à perda progressiva dos movimentos.

    A razão seria o uso desnecessário do formol na preparação dos corpos, sugere uma pesquisa publicada na “Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry”.

    A pesquisa relacionou o formol (em forma líquida o formaldeído) a danos nos nervos, aumento da permeabilidade das potências de energia de células mitocondriais e produção de radicais livres, todos os quais estão implicados na ELA.

    A historia da conservação de cadáver

    A conservação de cadáver iniciou se no antigo Egito quando os nobres (Faraós e famílias, sacerdotes) após a morte tinham seus corpos preparados para alcançar séculos de conservação. É claro que as técnicas usadas nesta época eram bem diferentes das atuais. Estudos revelam que o embalsamento era feito a partir do Natrão (mistura salina encontrada às margens do Rio Nilo). A alcalinidade presente combatia a proliferação de bactérias e o clima seco do norte da África teve lá suas contribuições, uma vez que a umidade acelera a decomposição. Sendo assim, o Egito se tornou a Terra das Múmias.

    Com o passar dos anos e avanço da Ciência surgiram modernas técnicas de conservação, como a Tanatopraxia permite que um defunto permaneça em bom estado durante o velório através da desinfecção e conservação.

    A técnica consiste em injetar uma mistura preparada por químicos responsáveis pela composição de formol e fenol no cadáver forçando o sangue a sair do sistema circulatório. O fenol possui a propriedade de matar todos os micro-organismos presentes enquanto o formol, por sua vez, é um fixador de células que impede a decomposição. Este processo químico estabelece um ambiente ascético capaz de resistir a uma invasão microbiana.

    A saúde de quem faz uso do formol

    Autoridades de saúde fazem o alerta sobre o contato ou uso contínuo da substância sem o acompanhamento de profissional qualificado, o que traz uma série de prejuízos à saúde, entre eles a pneumonia química e até tumores. Atualmente, há normatização específica que limita a concentração do formol em vários produtos que o utilizam em seu processo de fabricação.

    É importante alertar que a exposição intermitente ao formol, em pequenas quantidades, não causa câncer. Não há razão para pânico. O risco está numa exposição excessiva no uso de formol em concentração acima do permitido. O que muitos não detém conhecimento químico mínimo necessário para manipular o produto com segurança a saúde.

    Conheça os principais efeitos nocivos à saúde

    Entram nessas condições as seguintes pessoas

    Quem aplica ou faz uso em cadáveres (esse entra em contato direto com a substancia), familiares, visitantes e trabalhadores do entorno do cadáver, etc. Esses últimos recebe uma exposição bem pequena que não traria maiores danos, a não ser que haja uma condição preexistente

    Efeitos agudos:

    Irritações nos olhos, no trato gastrointestinal ou nas membranas das mucosas das vias respiratórias.

    Efeitos crônicos:

    Asma, espasmos, tosse, chiado, edema pulmonar, além de câncer de nasofaringe, leucemia, cavidade nasal e de seios paranasais, pulmão e outros cânceres hematológicos.

    Fatores relacionados aos hábitos de vida, tais como tabagismo, etilismo, inatividade física e alimentação inadequada também podem ser citados como evitáveis no tocante a prevenção de câncer associado a exposição ao formaldeído.

    Confira os danos causados à saúde pelo formol com base na concentração:

    0,8 ppm a 1 ppm* = Percepção do cheiro.

    De 1 ppm a 2 ppm = Irritação do nariz, garganta e olhos.

    Entre 10 e 20 = Dificuldades na respiração, lacrimação, queimação, coceira na pele.

    Em torno de 50 = Edema pulmonar, pneumonia química.

    De 50 a 100 ppm = Morte.

    *Em partes por milhão  ppm, em soluções diluídas

    Fonte: Daniel Altino de Jesus (Lacen)

    BAIXE A CARTILHA SOBRE O FORMOL GRÁTIS

    CLIQUE AQUI!!!



    Quer tem mais noticias e informações sobre o mercado do luto.

    CLIQUE na imagem abaixo


    Fontes: Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry –  Instituto Nacional de Câncer – INCA

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Eventos

    A mais esperada e maior feira do setor funerário chegou !

    Publicação

    no

    Prepare-se para uma experiência transformadora! Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, Campinas se tornará o centro do setor funerário no Brasil, acolhendo a EXPONAF 2025, a maior conferência do setor na América Latina.

    A EXPONAF 2025 será realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, segunda maior região metropolitana do estado de São Paulo.

    O centro de eventos está próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos e das principais rodovias do país. Fica anexo a um dos maiores shopping centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, com a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.

    Av. Guilherme Campos, 500, Bloco II (Anexo ao Parque D. Pedro Shopping)
    Campinas / SP – CEP: 13087-901


    +100 EMPRESAS ESTARÃO EXPONDO

    + 30 HORAS DE PALESTRAS NOS 3 DIAS

    Programação das palestras

    DIA 1 – QUARTA – DIA 21

    10h CONTEÚDO EXCLUSIVO

    Regina Gianetti

    Jornalista (USP), instrutora de mindfulness (UNIFESP) e coach executivo. Criadora do programa Você Mais Centrado e do podcast Autoconsciente, premiado pelo iBest (2020).

    Palestra sobre Saúde Mental

    13h ABERTURA DO EVENTO

    Ricardo Ventura

    Psicanalista, cientista comportamental, palestrante, escritor e especialista em linguagem silenciosa, é criador do protocolo V.E.N.T.U.R.A e do canal Não Minta Pra Mim, no Youtube.

    Palestra sobre atendimento ao Cliente

    13:30h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


    16h PALESTRA

    Eduardo Tevah

    Palestrante, empresário e escritor especializado em liderança, vendas e gestão. Autor de cinco livros e consultor de grandes empresas, já capacitou milhares de profissionais no Brasil e no exterior.

    Palestra sobre A Era da Construção ao Cliente

    19h ENCERRAMENTO


    DIA 2 – QUINTA – DIA 22

    09h PALESTRA

    Luis Rasquilha

    CEO do Ecossistema Inova TrendsInnovation, professor, colunista e autor de 25 livros sobre gestão e inovação. Especialista em tendências e estratégia, tem experiência global em nove países.

    Palestra sobre Tendências do Futuro

    10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


    11h PALESTRA

    Renata Barcelos

    Professora e pesquisadora nas áreas de inovação, ambidestria e pensamento sistêmico. Fundadora da Inovagencia, compartilha suas pesquisas e ideias em plataformas como o Medium.

    Palestra sobre Transformação Digital


    13h PALESTRA

    Dalton Sardenberg

    professor da Fundação Dom Cabral, especializado em Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Empresas Familiares. Doutor em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham.

    Palestra sobre Governança Corporativa


    16h PALESTRA

    Gustavo Donato

    professor e pesquisador no Centro Universitário FEI, com expertise em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela FEI.

    Palestra sobre Inovação Corporativa

    19h ENCERRAMENTO


    DIA 3 – SEXTA – DIA 23

    09h PALESTRA

    Adriano Salviato

    especialista em governança corporativa, fusões e aquisições, reestruturações financeiras e mercado de capitais. Presidente e fundador da consultoria FARMLY, diretor na UTZ Soluções.

    Palestra sobre Sucessão Familiar

    10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO


    11h PALESTRA

    Erika bellon

    especialista em neurociência aplicada ao desenvolvimento pessoal e profissional, com mais de 35 anos de experiência. fundadora da Erica Belon Academy

    Palestra sobre Neurociência na Gestão Empresarial


     

     

    3h RODA DE DEBATE

    serviços aos pets de estimação

    Debate sobre tendências para o atendimento e serviços aos pets de estimação


     

    16h PALESTRA

    Monja Coen

    monja budista brasileira, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil. Ordenada no Japão, ela é conhecida por seus ensinamentos sobre meditação, ética e filosofia budista

    Palestra sobre Espiritualidade no Luto

    19h ENCERRAMENTO


     

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Promoção

    Anuncie Aqui !!!

    Nossa Loja

    Ataude Artigos Funerários

    Entre em nosso grupo

    Recomendados

    Anuncie Aqui !!!

    newsletter whatsapp

    + Mais lidas