Ligue-se a nós

Curiosidade

O que é rigidez cadavérica

Publicação

no

Rigidez cadavérica ou Rigor mortis ambos são a mesma coisa

e-possivel-um-morto-se-mexer

Embora seja um assunto bastante bizarro, é normal entendermos por que o corpo passa por diversas mudanças quando uma pessoa morre. Bem, quando o coração pára de bater, as células do corpo e os tecidos param de receber oxigênio, isso vai causar a morte de todas elas. As células do cérebro são as primeiras a morrer (geralmente entre três e sete minutos). As últimas são as células ósseas e da pele que sobrevivem ainda por alguns dias.

Rigor mortis (Do latim rigor, rigidez e mortis, morte) ou rigidez cadavérica é um sinal reconhecível de morte que é causado por uma mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los. O tempo de início e duração depende da temperatura e umidade do ambiente e do corpo. Em média começa após 4-8h, é máxima em 12-18h e terminando após 24-36h.

Rigidez cadavérica e a pele com manchas roxas

O sangue, que não está mais sendo bombeado pelo coração, começa a ser drenado dos vasos sanguíneos para as partes inferiores do corpo, isso causa aquela aparência pálida em alguns lugares e mais escura em outros. Três horas após a morte, começa o “rigor mortis” (o endurecimento dos músculos) que se dá pela desidratação dos tecidos e órgãos. Após 12 horas, o corpo esfria e dentro de 24 horas (dependendo da gordura corporal e das temperaturas externas) perde todo o calor interno em um processo chamado algor mortis (esfriamento do corpo). Depois de 36 horas, o tecido corporal começa a perder sua rigidez e, de 48 a 72 horas, a rigidez cadavérica diminui.

Em quanto o tempo ocorre?

Em média, presumindo-se temperatura ambiente de 20oC e umidade moderada a rigidez:

  • Ausente: nas primeiras 4h post-mortem;
  • Mínima: entre 4 a 8 horas;
  • Moderada: entre 8 a 12 horas;
  • Avançada: entre 12 a 18 horas;
  • Completa: entre 18 a 24 horas;
  • Dissipando: após 24 a 36 horas. Pode demorar 72h para relaxar completamente.

Ação de bactérias e enzimas

Conforme as células morrem, as bactérias dentro do corpo começam a desintegrá-lo. Enzimas no pâncreas fazem com que o órgão se dissolva sozinho. O metabolismo bacteriano ajuda a liberar gases como metano e sulfeto de hidrogênio e isso “infla” os órgãos. O corpo logo assume uma aparência horrível e começa a cheirar mal. Tecidos em decomposição liberam uma substância esverdeada. Os pulmões expelem um fluído pela boca e pelo nariz.

Larvas de insetos

Dependendo de onde o corpo estiver, os insetos são os primeiros a perceber tais sinais. O corpo humano oferece alimento e é um ótimo lugar para depositarem seus ovos. Uma mosca pode se alimentar bem com um cadáver e depois liberar até 300 ovos (ou larvas) sobre ele. As larvas famintas são muito eficientes, começam se alimentando das partes externas do corpo (raspando fluídos que eventualmente escorrem). Nas várias etapas do crescimento das larvas, elas se movem em grupo, se alimentando de carne em putrefação e soltam enzimas que ajudam a tornar o corpo em uma substância pegajosa.

Quais as causas

A causa bioquímica do rigor mortis começa com o cessamento do bombeamento de íons de cálcio para o interior do retículo sarcoplasmático (pela ausência de ATP) de forma que a concentração citossólica deste íon aumenta gradativamente, também contribui para este aumento na concentração citossólica de íon cálcio a degradação das cisternas terminais do retículo. O cálcio liberado se liga à troponina C e induz a mudança conformacional da tropomiosina expondo os sítios de ligação entre actina e miosina. Ø  Normalmente, as moléculas de miosina contendo ATP previamente ligado interagem com os filamentos de actina que agora têm seus estios de ligação expostos, porém como não existe um novo ATP para desfazer o complexo ADP-miosina/actina, os músculos tornam-se rígidos. A circulação sanguínea cessa, assim como o transporte do oxigênio e retirada dos produtos o metabolismo. Os sistemas enzimáticos continuam funcionando após algum tempo da morte. Assim, a glicólise continua de forma anaeróbica, gerando ácido láctico, que produz abaixamento do pH.

Alguns fatores aceleram o início e o fim do rigor mortis:

Exercício antes da morte
Temperaturas ambientais elevadas
Convulsões
Eletrocussão
Hipertermia ou febre
Drogas que aumentam a temperatura corporal

Fatores que desaceleram o rigor mortis:

Hipotermia
Temperaturas ambientais baixas
Pneumonia
Hemorragia
Doenças do sistema nervoso

Quais os sinas vitais de morte

Normalmente é um dos quatro sinais de morte, descritos como: pallor mortis, algor mortis, rigor mortis e livor mortis.

A contração extrema resulta da fadiga muscular. O penis enrijece por dez minutos. Os músculos tornam-se incapazes de contrair ou relaxar, devido à falta de ATP nas fibras musculares. A níveis baixos de ATP, ocorre deficiência no transporte dos ions Ca2+ para o retículo sarcoplasmático, acumulando-se cálcio no sarcoplasma e assim as pontes formadas não se podem desligar.

Após a morte, o cálcio pode permear livremente a membrana do retículo sarcoplasmático por consequência de sua degradação devido a morte celular.Com isso o sarcoplasma fica com uma concentração elevada de cálcio, formando pontes de ligação miosina-actina. Contudo como o metabolismo energético não mais sintetiza ATP, as bombas de regulação iónicas não mais funcionam (Bomba de cálcio ATPase) em consequência o músculo permanece rígido já que pontes não se libertam. O rigor mortis aparece em torno da 12ª hora após a morte, e permanece até em torno da 36ª, quando se tem sua reversão que ocorre naturalmente devido a degeneração dos tecidos musculares.

A falta de ATP impede o deslizamento e o bombeamento de cálcio, impedindo o relaxamento muscular. Depois de 15 a 25h após a morte, os lisossomos liberam enzimas que destroem as proteínas dos músculos e causam relaxamento do cadáver.

Fonte de estudo: Wikipedia

mazinha

Gostou de ficar sabendo?

Receba outras notícias no seu E-mail e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

     1,239 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    O causador de espantos nos velórios

    Publicação

    no

    Ele vai aos funerais só para revelar os segredos do mortos

    Parece loucura mas muitos mantem segredos que só podem ser revelados depois de morto, e foi por conta disso que Bill Edgar, 52, se especializou a fazer exatamente isso, revelar segredos em nome dos falecidos, confessando diante de todos o que eles não tiveram coragem de dizer quando estavam vivos.

    A nova função surgiu enquanto ele trabalhava como detetive particular para uma pessoa com doença terminal na Austrália e depois do primeiro caso veio a decisão deixou seu emprego na Costa do Ouro três anos atrás, quando um homem com uma doença terminal pediu-lhe para interromper seu funeral para dizer a seu melhor amigo que sabia que estava ‘tentando transar’ com sua esposa.

    Este homem, entretanto, disse que sua família e amigos não gostariam do que ele tinha a dizer, então provavelmente não leriam um texto ou ate mesmo reproduziriam a sua mensagem.

    “Então, me ofereci para falar em nome dele” e “Foi assim que tudo começou” e desde então muitos outros casos foram aparecendo e eu emprestando mina voz para falar o que o morto já não podia mais.

     

    Como é a vida de um interrompedor de funerais?

    A sua primeira vez que fiz isso foi muito inspirador, e um alívio para meu cliente, interromper o atendimento e dizer à família do homem que tinha algumas coisas “não ditas”.

    “Eu basicamente vou ao velório em respeito ao meu cliente, não os vivos, e é assim que eu trabalho desde então. Os que sobraram depois da revelação não são da minha conta ou preocupação. É meu cliente em primeiro lugar. Todo o resto são efeitos colaterais”.

    Outra situação bastante recorrente é ter que ir ate onde estão as provas escondidas para realizar certas varreduras no local. Algumas coisas ou provas tem que simplesmente desaparecer. Muitos de meus clientes estão impossibilitado de voltar em lugares onde estão certas coisas, estão internados ou inválidos para essa tarefa, então preciso ser rápido para poder entrar seja em residencias ou empresas e pegar as provas e filmar a incineração para apresentar ao cliente.

    Como realiza as revelações

    Permaneço no funeral juntos a todos e em um ponto exato do funeral, eu me levanto, abro um envelope e leio exatamente o que o morto não conseguiu dizer em vida”.

    E como são os pedidos?

    Eu recebo uma variedade grande listadas de coisas diferentes que as pessoas desejam em seus funerais, incluindo revelações sobre sexualidade, casos amorosos e roupas ou itens a serem colocados no caixão.

    Revelação sobre sexualidade

    Certa vez foi revelado a um grupo de homens em um funeral de motoqueiros “que seu melhor amigo era gay e o amante estava na platéia”.

    “Os motoqueiros ficaram um pouco chateados, mas para ser sincero, os verdadeiros amigos já sabiam e falavam ‘não importa’. O amante veio falar comigo cerca de uma semana depois”.

    A origem do seu dinheiro.

    O cliente estava na casa dos 80 anos, ele é um cara muito legal. Você pensaria que ele seria um empresário muito astuto e muito conhecido, mas para ser honesto com você, ele formou sua fortuna ganhando na loteria.

    “Ele nunca contou a ninguém nem a sua família de onde veio seu dinheiro, enganou a todos como sendo o melhor empresário do mundo, na verdade ele nunca trabalhou um dia sequer em sua vida. Ele enganou a todos eles. Ele vivia uma vida de ostentação com o dinheiro da loteria enquanto todos achavam que ele ganhava dinheiro trabalhando”.

    Trabalhos online em tempos de pandemia

    Edgar também oferece um serviço online de US$10 que permite às pessoas enviarem elogios ou confissões e nomear um parente mais próximo para receber os detalhes de login para fazer o download quando estes morrerem.

    Ele afirma que desde que o COVID-19 começou globalmente no início deste ano, foram feitos 8200 uploads e sua plataforma. E são principalmente os contaminados pela COVID-19 os mais preocupadas.

    E as outras historias

    Além de suas futuras contratações, Edgar também  assinou um contrato com um produtor para “um filme ou série dramática” sobre o seu trabalho que é conhecido como o CONFESSOR DE CAIXÃO .

     4,127 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    Velórios diferentes pelo mundo

    Publicação

    no

    Conheçam os velórios mais estranhos pelo Mundo

    o-jogador-willie-stokes-jr-ele-foi-enterrado-em-um-caixao-que-lembra-ao-carro-cadillac

    O jogador Willie Stokes Jr. Ele foi enterrado em um caixão que lembra ao carro Cadillac Seville e que ainda faróis que piscavam, para-brisas e uma placa com apelido de “Wimp”, que significava Willie

    seu-cadaver-foi-colocado-contra-a-parede-vestido-como-um-rapper

    Medina foi morto a tiros e jogado sobre uma ponte de cueca, em 2008. Por isso, seu cadáver foi colocado contra a parede, vestido como um rapper e com seu favorito boné New York Yankees

    taxista-morto-velado-no-carro

    O taxista porto-riquenho Victor Perez Cardona 73 anos era bastante brincalhão e tinha um último desejo após sua morte: ser velado dentro do táxi que ele dirigiu nos últimos 15 anos.

    David-Morales-foi-velado-em-cima-da-moto

    David Morales, de 22 anos, trabalhava fazendo entregas e havia acabado de ganhar a moto – uma Honda CBR600 F4 – de um tio. A funerária Marin organizou tudo para que os amigos e familiares do morto fossem se despedir de Morales quando ele estivesse montado no veículo

    O-boxeador-profissional-Christopher-Rivera

    O boxeador profissional Christopher Rivera também foi embalsamado de forma diferente. Seu corpo estava vestido com um robe de boxe preto estampado com as palavras “Graças a Deus” que ele costumava usar nas lutas.

    O-velorio-de-Miriam-Burbank-teve-exposição-de-fotos

    .“Mae-Mae”, como era conhecida Miriam Burbank, ficou sentada em uma mesa com cerveja, uísque e cigarros perto. Para completar, suas unhas foram pintadas com as cores do seu time favorito de futebol americano.

    músico-de-jazz-Lionel-Batiste-foi-velado-em-pé

    Em 2012, com a morte do músico de jazz Lionel Batiste, um estilo bem esquisito de funeral ganhou destaque. Batiste foi velado de uma forma bizarra e numa posição inusitada. Ele foi colocado no velório de pé, apoiado em um poste de luz, com as mãos na bengala e com um chapéu na cabeça

    porto-riquenho-Renato-Garcia-foi-velado-de-lanterna-verde

    O velório do porto-riquenho Renato Garcia ganhou destaque em vários jornais do mundo. Ele morreu aos 50 anos e foi velado desta maneira, vestindo de Lanterna Verde, em pé junto a parede do apartamento da irmã, em San Juan

    Chadil Deffy e sua noiva morta

    Chadil Deffy se casou com a namorada morta. Ann Kamsuk foi morta em um acidente de carro. A cerimônia macabra aconteceu durante o velório.

     4,442 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    Pesadelos assustadores com a mortes. O que significa?

    Publicação

    no

    Quantos já acordaram depois de um pesadelo sobre morte ou até mesmo a própria morte?

    Saiba o que tem por traz de alguns entendimentos sobre os PESADELOS. Sem duvida é uma grande aflição que se sente ao sonhar com a morte, é preciso entender o porque ou pelo menos não é preciso entrar em pânico ou deixar que o desespero te consuma, pois este sonho possivelmente não significa algo ruim, muito pelo contrário, ele revela que você ou a pessoa com quem sonhou irá dispor de muita saúde.

    Qual a diferença entre sonho e pesadelo

    A principal diferença entre sonhar e ter pesadelo é o tipo de conteúdo que o cérebro processa enquanto a pessoa dorme. Os sonhos manifestam desejos e vontades, enquanto os pesadelos têm um conteúdo mais obscuro e assustador.

    Há quem diga que sonhar com gente morta possa significar a perda de poder, entretanto, pode ser também que você tenha presenciado alguma cena de grande impacto que lhe causou um enorme choque emocional durante a semana, o mês ou até no decorrer do ano. Cena que ficou marcada em sua mente, talvez você nem tenha se dado conta, mas, contudo, ela ficou lá guardadinha em sua memória e, através do sonho, voltou a acontecer.

    SONHAR COM MORTE DE PARENTE

    Uma parte dos sonhos traz grande aflição e angústia para a alma devido ao modo como eles acontecem, e principalmente se este sonho está relacionado a alguém especial e do nosso meio familiar. Sonhar com parente morto é uma situação de conflito e angustiante, pois está ligado às pessoas com quem mais nos importamos e que fazem parte de quem somos.

    A interpretação desse sonho dependerá muito do grau de parentesco seu em relação à pessoa, mas, no geral, quando um parente aparece morto no sonho, pode indicar as mudanças na personalidade que você sofreu ou poderá vir a sofrer ao longo do tempo. No entanto, também está ligado ao sentimento que você tem por esta pessoa, indicando todo o seu carinho por ela, mas que não é possível estar tão próximo como você gostaria. Vamos ver alguns casos:

    SONHAR COM MORTE DE AMIGO

    Sonhar com a morte de um amigo não é muito agradável, mas não se preocupe, pois esse sonho apenas indica que você se preocupa e tem uma forte ligação com ele, que ele te faz muita falta. Ao sonhar com amigo morto, é possível perceber o quanto este lhe faz falta e o quão grande são os sentimentos que você nutre por ele. Então reserve um tempinho para ligar ou vê-lo, pois uma vida com amigos é sempre bem melhor!

    SONHAR COM MORTE DA MÃE

    Sonhar com a morte não é um sonho que nos faz tranquilidade, muito pelo contrário, faz com que acordemos frustrados e preocupados. Sonhar com a morte da mãe nos deixa mais preocupados ainda, pois a mãe é um símbolo de proteção, carinho e amor.

    Sonhar com sua morte revela que você tem medo de assumir responsabilidades. Esse sonho também pode indicar que a distância ou a falta de vê-la faz com que você desenvolva uma grande saudade por ela. Procure encontrar e reservar um tempo para ir visitá-la e dê todo amor que você puder à guerreira que o trouxe a este mundo.

    SONHAR COM MORTE DO PAI

    O pai, assim como a mãe, é uma fonte de proteção, carinho e amor. Sonhar com a morte do pai indica que você sofrerá uma grande e considerável mudança, e que também precisa ser mais independente. Indica ainda que lhe falta habilidade para desenvolver seus projetos e tomar decisões. Seja ousado e dê o seu melhor!

    SONHAR COM FILHO MORTO

    Sonhar com filho morto pode deixar qualquer pai e mãe aflito e preocupado, entretanto indica apenas um sentimento de segurança que você tem em relação ao filho. É possível que tenha planejado e prometido algo que não conseguiu cumprir, contudo pode indicar também um sentimento de saudade, por ele estar seguindo novos caminhos e entrando em novas fases da vida. Procure ajudá-lo da melhor maneira, converse e esteja sempre por perto para o que ele precisar, pois você é o porto seguro entre ele e essa nova fase.

    SONHAR COM MORTE DO IRMÃO

    Não se preocupe, pois esse sonho vem indicar que este irmão terá vida próspera e muita saúde, sobretudo indica que algo muito bom e significativo irá acontecer na vida dele. Já você está num momento de grande propensão para conseguir encontrar um ponto de equilíbrio e ficar mais tranquilo e equilibrado com relação  aos problemas do dia a dia.

    SONHAR COM MORTE DE NAMORADA

    Sonhar com a morte da namorada ou da pessoa amada significa que você está com seus sentimentos confusos em relação a ela. Pode representar sua indecisão acerca dos assuntos relacionados a vocês.

    SONHAR COM PESSOA QUE JÁ MORREU

    Sonhar com pessoa que já está morta é um alerta do seu subconsciente de que você pode estar sendo influenciado negativamente por pessoas que te querem o mal. Tome cuidado com as pessoas de quem você se aproxima. Caso a pessoa esteja morta há muitos anos, pode significa que o seu relacionamento amoroso não está tão bem quanto antes.

     4,267 Total de Visualização

    Clique e para ler tudo

    + Mais lidas