Home / Mais Lidas + / A importância da tanatopraxia nos tempos atuais

A importância da tanatopraxia nos tempos atuais

Tanatopraxia é o procedimento realizado para aumentar o tempo de duração das decomposições naturais de um corpo.

O procedimento realizado por um profissional ‘tanatopraxista, ou tanatopractores’, para  tratar o corpo aumentando o período do velório para  sepultamento, ou cremação.

Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme em um perigo em potencial para a higiene e saúde pública, pois, foi possível registar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. Sendo que de fato as bactérias não patogênicas num ser vivo perduram ainda após a morte.

No caso de se tentar evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica de aplicar injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes como também de estabelecer um ambiente asséptico capaz de resistir a uma invasão microbiana.

FUNER-3.0 DCorpos mutilados também recebem tratamentos de restauros e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do defunto com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares

É uma prática muito antiga e hoje em dia já é comum entre a população mundial. Na era contemporânea a pratica da Tanato ou Tanatopraxia, estava muito mais difundida nos países de origem anglo-saxônica do que nos países latinos. No Brasil ela ainda é pouco conhecida, são poucas as empresas que trabalham com isto.

O especialista em Tanato pode preparar o corpo para um velório mais longo ou simplesmente preparar o corpo para uma maior conservação para viagens, onde o corpo sera transladado para outras cidades. Ele também pode restaurar um rosto, recriar partes, remodelar uma face. Os técnicos em Tanato além de passarem por um curso para exercer a produção, ele precisa ter um bom conhecimento de anatomia, fisiologia e psicologia. Muitos chamam a profissão de um técnico em Tanato como algo artístico.

A família que cuida de seu ente após sua morte, demonstra alto respeito a ele. Recorrer a técnica da Tanato é muito bom para a família, já que estabelece uma convivência entre o momento da morte até o sepultamento ou a cremação. Evita que a separação seja muito rápida além de amenizar a dor.

Entre os benefícios estão:

  • Evitar problemas sanitários e problemas de saúde;
  • Evita a transmissão de doenças;
  • Deixa o corpo inodoro, totalmente sem cheiro;
  • Não acontece vazamento de líquidos;
  • Volta a cor da pele e a aparência;
  • Independente do tempo do velório, o corpo permanece igual;
  • Pode transferir o corpo de um país ao outro de acordo com as normas internacionais;
  • O funeral fica mais organizado;
  • Oferece uma memória positiva a família;
  • O funeral não se torna preocupante, como o cheiro que o corpo exalar.

O filme chamado Yojiro Takita A Partida, foi um filme ganhador do óscar no ano de 2009, é um incrível exemplo da aplicação da prática da Tanato na vida das famílias..

Veja Também

Ilso.Sanches.Parra

O Setor Funerário esta de Luto

Falece aos 81 anos Sr Ilso Sanches Parra, proprietário do serviço de luto Paulista em Jaú SP ...