Home / Curiosidade / Você sabe como surgiu a coroa de flores para funeral

Você sabe como surgiu a coroa de flores para funeral

De onde vem o costume de enviar coroa de flores para um funeral

coroas.de.flores

Todos nós sabemos como são lindas as flores. E uma das principais utilidades das flores vai muito além de surpreender e emocionar: reconfortar alguém ou prestar as últimas homenagens em um difícil momento de condolências.

Um símbolo tão especial é o uso de flores como Coroa para Funeral, que vem em diferentes tamanhos, formatos e preenchimentos. Muitas com flores do campo e gérberas, outras com rosas e lírios, algumas com flores artificiais, as coroas são utilizadas em cerimônias do mundo todo e tem uma história que data do início do cristianismo.

Já parou para pensar qual é o sentido desse arranjo em forma circular grande, ao ser colocado como homenagem ao falecido?

Desde os tempos antigos, antes mesmo de Cristo, as coroas de flores sempre foram ligadas a cerimônias fúnebres, porém pouco se sabe que esta idéia é bastante equivocada e sem sentido, este símbolo de coroa de flores vem sendo muito mais ligado a vida do que a morte, e na história de povos milenares é possível se encontrar diversas histórias onde os vencedores de batalhas e também grandes sacerdotisas eram as únicas pessoas que podiam utilizar uma coroa de flores.

Mas por que Coroa de Flores?

Matéria Patrocinada por Império Tanatu's
      Patrocinada por Império Tanatu’s

Em tempos passados os velórios eram feitos nas casas e as pessoas chegavam aos locais de velórios carregando maços de flores e as deixavam com os familiares ou até mesmo próximo a pessoa falecida. E mais ainda, todos ou pelo menos a maioria dos familiares e amigos compareciam ao velório e funeral.

Com o passar dos séculos os velórios começaram a ser realizados em locais que não as residências das pessoas e sim nos cemitérios, igrejas e outros locais como teatros, câmaras, etc. E nem sempre os familiares e amigos estão próximos a estes locais. Por este motivo muitas vezes não comparecem aos velórios. Dai então veio o costume de enviar as flores juntamente com cartões de condolências, para demonstrar os seus sentimentos.

Estas flores eram entregues aos familiares que as recebiam e e colocavam sobre o corpo ou as jogavam na cova no momento do enterro. Mas os cartões muitas vezes não eram lidos, até pelo momento de tanta comoção ninguém. Foi ai que surgiu a ideia de se fazer as coroa de flores, que são colocadas nas salas de velórios juntamente com faixas que tem mensagens em letras garrafais, para que todos os presentes possam ler e saber que mesmo não estando ali, a pessoa ou família que enviou a coroa de flores queria expressar suas condolência para com os familiares e amigos.

Cada espécie de flor tem um significado. Saiba qual é a mensagem que cada flor transmite

Amor-perfeito: recordações. Hortência: energia e obstinação.
Astromélia: amizade e lealdade. Jacinto: tristeza e mágoa.
Antúrio: autoridade e luxo. Jasmim: graça, elegância e doçura.
Azaleia: feminilidade. Lírio: proteção, nobreza e paz.
Begônia: delicadeza e inocência. Lótus: proteção e amor.
Bromélia: resistência, inspiração e excentricidade. Magnólia: amor à natureza.
Calla: perseverança, fortaleza e persistência. Margarida: infância, inocência e pureza.
Camélia: Branca: beleza. (Rosa = grandeza da alma; vermelha =reconhecimento). Miosótis: amor sincero, fidelidade.
Copo-de leite: associa-se ao sagrado e simboliza a paz. Narciso: vaidade, egoísmo.
Cravo: amor puro e liberdade. Orquídea: sabedoria, beleza e luxúria.
Crisântemo: amor acabado ou paixão passageira. Papoula: fertilidade, sonho.
Dália: união. Peônia: timidez.
Estrelítzia: galanteio. Prímula: apoio, equilíbrio.
Flores do campo: equilíbrio e ponderação. Rosa: romantismo, amor. (Rosa = amizade, saúde e sucesso. Branca = pureza e paz espiritual. Champanha = recordação e admiração. Laranja = entusiasmo e encanto. Vermelha = paixão e desejo).
Gérbera: jovialidade, energia e sensibilidade. Tulipa: prosperidade e independência.
Girassol: ouro e fortuna. Violeta: modéstia e simplicidade.
Hibisco: virtude e avidez.

Gostou de ficar sabendo?

Receba outras noticias no seu Email e WhatsApp

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Número WhatsApp com DDD

Aceito receber conteúdos desse Portal.