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Funerárias de olho nas oportunidades de crescimento do mercado

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O crescimento do mercado funerário no Brasil

O mercado funerário está em crescimento. Isso é fato. De acordo com o Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), os brasileiros estão faturando 7 bilhões de reais por ano. Quer dizer que é uma área em evolução no país. Essa área movimenta cemitérios, floriculturas, indústrias de velas, caixões, empregando aproximadamente 50 mil pessoas. E justamente por estar em plena expansão, existe uma possibilidade imensa de oportunidades e inovações que você precisa conhecer! Separamos uma lista com todos os detalhes para você não ficar se fora:

1- Tratamento diferente com o cliente

O presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), José Elias Flores Júnior, diz: “Se bem utilizada, a inovação pode aumentar o respeito pela perda.”. Então, que tal pensar em algo que seja diferente, mas que traga essa proximidade e cuidado com o cliente?

2- Focar no que você quer inovar

Ao invés de tentar inovar todos os serviços da sua funerária, que tal focar inicialmente em um e ver os resultados tomarem forma? É o que o Cláudio de Luna, proprietário do Crematório Particular (Grupo Luna Assist) fez: “ Nosso principal foco têm sido na melhoria dos serviços de cremação. Por isso, temos investido cada vez mais em espaços personalizados, acolhedores, soluções voltadas ao meio ambiente e alternativas completas para o cliente.”

Então, você pode fazer uma breve pesquisa e ver o que seus clientes gostam na sua funerária. E até perguntar que tipo de serviços, produtos, acessórios, procedimentos, gostariam que fossem disponibilizados. Ouvir o que seu consumidor quer e precisa, é essencial para que seu direcionamento tenha bons lucros e satisfação de quem confia na sua empresa.

3- Serviços alternativos

Existem algumas possibilidades que possam trazer diferenciais com um valor maior. Sua funerária pode disponibilizar aos clientes: anúncio fúnebre em jornais e rádio, carro com motorista particular, opções de bufê, cuidados por parte da empresa com documentos e problemas burocráticos, lembrancinhas, música ao vivo e etc. São ideias que irão deixar o ambiente aconchegante e acolhedor para a família e amigos que estão passando por este momento de dor.

4- Mais personalização

Sua empresa funerária pode fechar negócio com empresas especializadas em realizar personalização de urnas funerárias (inclusive as biodegradáveis), véus, terços, mantos…

E até pensar em coisas diferentes como a chance de transformar as cinzas de um ente querido, em diamante.

5- Realizar funeral de animais

velorio-de-animais-todas-funerariasAfinal, não são apenas as pessoas que precisam se despedir de familiares e amigos. Os pets também são parte especial em muitas famílias e criar um funeral dedicado à eles tornará seu negócio ainda mais inovador. Sabia que o primeiro crematório de animais da América Latina, o Pet Memorial, realiza crematórios e tem duas salas para velório de animais?

Eles possuem psicólogos que auxiliam os tutores desses animais neste momento de partida, e dão treinamento para todos os funcionários. Já pensou em ter esse tipo de serviço na sua funerária?

Lidar com despedidas não é fácil e sua empresa pode se destacar lidando com humanidade, respeito e trazendo muito conforto. Já parou para pensar em que outros tipos de serviços você pode oferecer para trazer todas essas sensações para as pessoas? O interessante para abrir a sua mente e dos seus funcionários, é a participação em workshops, palestras, ler bastante sobre esse segmento, analisar os concorrentes, pensar em parcerias, analisar o mercado e seus lucros e perdas, jamais se esquecendo que o principal é o bem estar de quem recebe seus serviços, de quem confia e espera o melhor em um momento delicado.

Por estarmos em 2021, há muita invenção tecnológica que pode ajudar sua empresa funerária a ter muito impacto positivo no mercado. A criação do próprio e-commerce, que não é adotado por tantas funerárias, pode ser um ponto de diferencial em uma era onde as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar comida, ou ter um carro para se locomover, ou viajar e dormir em apenas um hotel. A tecnologia veio para facilitar, agilizar e trazer comodidade em uma rotina cheia de afazeres e metas a cumprir. Sua funerária pode se encaixar na vida das pessoas se tiver essa visão empreendedora de futuro. Que tal pesquisar mais sobre empreendedorismo? Não necessariamente no ramo funerário. Expanda seu conhecimento se abrindo para técnicas e tendências de outros mercados para trazer algo ainda mais inovador no seu ramo.

Com tantos aplicativos e redes sociais, onde sua funerária pode ganhar visibilidade de maneira positiva? De que forma a tecnologia te auxiliaria? Que profissionais poderiam se unir a você? Há drones no mercado, que por exemplo, podem gravar o funeral e fazer um filme daquele momento. Ou então, reproduzir em “caixas de som” como Echo Dot da Amazon, uma mensagem de voz que o ente querido deixou a todos ali presente, inclusive algo especial para filhos, pai, mãe, uma mensagem com algo que gostaria que os familiares mais próximos soubessem.

As ideias não tem fim. Hoje ainda há especulações de produtos que terão uma realidade mista. Sabe quando você assiste um filme em que as coisas saltam do computador para o mundo real e o personagem mexe “no ar” com as informações que saltaram? Então, já há indícios de serviços que serão vendidos usando esse tipo de tecnologia. Sua empresa funerária pode adotar e criar algo totalmente próximo do seu cliente, que faça ele ter boas emoções, boas memórias e o tranquilize. Lembre-se que há uma variedade de tipos de pessoas, cada uma com suas particularidades e vontades. Para de fazer mais do mesmo e agarre de uma vez essa fatia do mercado tão pouco explorada.

Enfim, estar por dentro das novidades de mercado pode alavancar muito retorno financeiro para sua funerária. Não deixe de se atualizar e ficar de olho no que as outras empresas funerárias em outros países estão desenvolvendo, além do setor de tecnologia e empreendedorismo como foi dito acima. E jamais se prenda, porque para ter mais reconhecimento e impactar mais pessoas, você precisa saber ousar e correr riscos.

Coloque a sua funerária na internet! Acesse o site do E-commerce Funerário e saiba como: www.efunerario.com.br

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Empresa funerária é condenada por falhas no atendimento

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Na decisão judicial a família receberá R$15 mil de indenização

Uma empresa de serviços funerários foi condenada pela Vara Cível do Riacho Fundo, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a pagar R$ 15 mil em danos morais a uma cliente. A condenação foi resultado da falha da empresa em prestar o serviço, o que impediu o sepultamento da sua irmã no horário marcado e causou grande angústia aos familiares.

Entretanto, a decisão ainda não é final, pois é passível de recurso. O caso teve origem em novembro de 2022, quando a autora contratou a empresa Campo da Esperança Serviços Ltda. para realizar o velório e o sepultamento de sua irmã. Apesar de toda a documentação requerida ter sido entregue no dia anterior, houve uma divergência em relação ao local de sepultamento mencionado no contrato (Taguatinga) e na certidão de óbito (Brasília/DF) que só foi identificada pela empresa no momento do velório.

O impasse

Em razão de erro de localidade na documentação do falecido, diante do caso a funerária se negou a efetuar uma correção junto ao cartório. E como alternativa, solicitou o pagamento de novas taxas para proceder com o sepultamento em Brasília. A proposta que foi recusada pela família e como consequência do impasse, o corpo da pessoa falecida ficou por aproximadamente seis horas dentro do veículo funerário aguardando uma solução, o que causou “extremo constrangimento e sofrimento aos familiares e parentes” o que motivou a denuncia.

Em defesa a empresa alegou

A Campo da Esperança, em sua defesa, alegou que a responsabilidade pela informação no documento era unicamente da cliente e que propôs opções para solucionar a questão, negando qualquer comportamento ilícito. A empresa também questionou o montante da indenização pedido pela autora, que era de R$ 70 mil.

No entanto, a juíza acatou os argumentos dos familiares, declarando que a oferta de serviços funerários requer “zelo, diligência e, acima de tudo, respeito à dignidade humana em um momento de profunda dor”. A decisão enfatizou que era responsabilidade da empresa verificar a documentação de maneira cuidadosa no momento da contratação, e não somente durante o velório.

Com base no Código de Defesa do Consumidor, a sentença estabeleceu a responsabilidade objetiva da prestadora de serviços, que dispensa a comprovação de culpa. A juíza concluiu que a empresa não conseguiu provar a inexistência de defeito no serviço ou a culpa exclusiva da consumidora. O valor indenizatório de R$ 15 mil foi considerado adequado e proporcional para reparar o abalo moral sofrido pela autora, que enfrentou extrema angústia ao ser impedida de sepultar sua irmã no momento destinado ao luto.

Diante da lei a empresa poderá interpelar a decisão caso haja subsídios suficientes para isso.

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Qual o número ideal de funerárias por cidade?

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O mercado  funerário e suas limitações

A limitação se baseia na capacidade de cada cidade em produzir resultados de casos de óbitos. Diferente de boa parte dos negócios mais tradicionais onde o consumo pode ser estimulado de varias maneiras. Nesse segmento cliente só vai a procura  quando ele tem uma demanda real para ser atendido. Embora o número de pessoas que se planejam esse momento tenha aumentado o ainda é abaixo do ideal no Brasil.

Não é e nunca foi comum vemos pessoas indo a funerária para pesquisar preços ou ver modelos de caixões como se faz por exemplo quando se quer compra um bem de consumo como um novo veiculo, por exemplo.

Nesta análise a seguir, vamos ver como o número de funerárias por cidade pode determinar o sucesso ou fracasso do empreendimento. Vamos tentar chegar em um número aproximado de estabelecimentos funerários uma cidade, embora vários fatores podem divergir de acordo com a região. Também examinamos a concentração de funerárias em uma única região e sua influência na qualidade dos serviços oferecidos.

Lembrando que os números se trata de uma ESTIMATIVA com alguns parâmetros para se levar em consideração numa realidade mais especifica. Cada empresário deve buscar informações mais concretas sobre a sua cidade através de um estudo ou consultoria especializada para trazer a luz da sua realidade.

Alguns critérios para determinar o número de funerárias por cidade

A necessidade de estabelecer o número ideal de funerárias por cidade é crucial para garantir que consiga manter a saúde financeira da empresa e seu perfeito funcionamento,  de forma que a comunidade tenha serviços funerários adequados e satisfatórios. Os critérios para determinar esse número incluem principalmente a densidade populacional, Estabelecer a empresa na proximidade com hospitais e tem conhecimento do número de sepulturas disponíveis em cemitério em torno da cidade e até mesmo se existem crematórios nas proximidades.

Densidade populacional

O número de funerárias deve ser proporcional ao número de habitantes de uma cidade. Geralmente, cidades maiores têm mais funerárias do que cidades menores. Um número razoável é ter em média uma funerária para cada 100.000 habitantes, o que se pode esperar é um resultado aproximado de 4 a 8 óbitos mês . Esse número não é exato é uma estimativa.

Para cidades onde esse número é menor deve levar em consideração, se tem uma boa adesão aos planos assistenciais, para garantir um renda complementar ou até mesmo a renda principal.

Proximidade com hospitais

A localização da funerária deve ser considerada para garantir que as pessoas possam ter acesso fácil a elas depois de um falecimento. Uma cidade com muitos hospitais precisará de mais funerárias em comparação com uma cidade com menos ou até nenhum hospital.

Número de sepulturas disponíveis

O número de cemitério e sepulturas disponíveis em torno da cidade é outro fator a ser considerado. Cidades com mais sepulturas disponíveis precisam de mais funerárias do que cidades com menos oferta de sepulturas.

Cidades com crematório

Essas cidades tem um melhor potencial de atrair mais oportunidades de negócios, todo crematório passa por estudo do caso para chegar na viabilidade.

Impacto de ter muitas ou poucas funerárias na cidade

Ter muitas funerárias pode levar a uma forte competição no mercado, enquanto ter poucas funerárias pode resultar em lucros excessivos. Encontrar um equilíbrio é fundamental para manter a qualidade dos serviços oferecidos.

Uma concentração excessiva de funerárias em uma única cidade ou região pode impactar adversamente a infraestrutura da cidade, a concorrência se torna mais acirrada uma vez que o número de clientes e limitado pela natureza, e não há nada que se possa fazer para aumentar o número de óbitos. Por outro lado, ter poucas funerárias pode levar a tempos de espera mais prolongados e à falta de opções para as famílias escolhem a melhor opção.

LEMBRANDO QUE SER A MELHOR OPÇÃO, NÃO SIGINIFICA A DE MENOR VALOR. E SIM A DE MELHOR VALOR AGREGADO

Análise da presença de funerárias em diferentes cidades

Uma análise das cidades mostra que o número de funerárias varia em função do tamanho e dos débitos populacionais. A exemplo a cidade do tamanho de São Paulo possui o maior número de funerárias, devido a quantidade de população em consequência o grande numero de hospitais de referencia, enquanto que cidades menores geralmente têm menos funerárias. As grandes cidades com mais funerárias frequentemente veem uma forte concorrência em termos de preços e ofertas de serviços o que acaba por terem menores lucros.

A influência da concorrência na qualidade dos serviços funerários

A alta competição no mercado pode levar as funerárias a oferecer serviços de qualidade superior a preços mais competitivos para atrair mais clientes. No entanto, existe um ponto crítico onde a queda nos preços pode significar uma redução na qualidade dos serviços prestados. A competição também pode levar às funerárias a oferecer um serviço mais rápido, o que pode afetar a qualidade do trabalho realizado. Se os valores forem reduzidos isso significa menor lucro a maior rotatividade de serviços. Por isso um estudo de cada caso pode determinar melhores ações importantes a serem tomadas pelo gestor.


Para você que leu até o final. Obrigado

Esse conteúdo é uma estimativa de realidade, não se aplica em todas as realidades do brasil, mas serve de parâmetro para o inicio de uma analise de mercado mais detalhada de cada caso.


Material de apoio: SEBRAE

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A Polícia Civil de Salvador BA executou a Operação ‘Post Mortem’ para inspecionar serviços funerários

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Seis funerárias e um laboratório foram fiscalizados

A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira 18/08, quando a Polícia Civil da Bahia, através da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC), executou a Operação ‘Post Mortem’, com o objetivo de fiscalizar as funerárias que operam em Salvador.

Na operação, foram inspecionados estabelecimentos nos bairros Garcia, Federação, Imbuí e Baixa de Quintas.
A operação teve como objetivo verificar a utilização de formol e outros produtos químicos em serviços de somatoconservação, bem como monitorar o manuseio e o armazenamento de substâncias controladas que podem ser empregadas como insumo na produção de entorpecentes. A iniciativa também tem como objetivo evitar acidentes que possam afetar a população.

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Conheça a historia das preparações de cadáveres e os riscos do uso do formol

Seis funerárias e uma clínica de tanatopraxia foram notificados durante a fiscalização, de acordo com a Lei n.º 11.631/09, a fim de incentivar o registro das empresas na CFPC. Isso demonstra o compromisso da Polícia Civil da Bahia em fiscalizar e controlar produtos químicos regulamentados.

Segundo o delegado Arthur Gallas, coordenador da CFPC, “a Operação Post Mortem tem como objetivo assegurar que laboratórios e funerárias empreguem adequadamente substâncias químicas, prevenindo perigos à saúde e à segurança da população.” Ademais, buscamos evitar que substâncias controladas sejam desviadas para usos ilegais, como a produção de drogas. A medida destaca o compromisso da Polícia Civil da Bahia com uma fiscalização rigorosa e a prevenção de acidentes que afetam a comunidade.

Com a evolução do setor, produtos de menor impacto a saúde dos profissionais e ao meio ambiente. Grandes marcas trabalham incessantemente para produzir insumos que atenda a legislação e que não tem interesses escusos. O uso de formol puro ou em concentrações elevadas são totalmente prejudicial a saúde de quem manuseia e afetando o resultado final na homenagem ao falecido. Por isso procure conhecer e se adequar as novas realidades do mercado.

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