O crescimento do mercado funerário no Brasil
O mercado funerário está em crescimento. Isso é fato. De acordo com o Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), os brasileiros estão faturando 7 bilhões de reais por ano. Quer dizer que é uma área em evolução no país. Essa área movimenta cemitérios, floriculturas, indústrias de velas, caixões, empregando aproximadamente 50 mil pessoas. E justamente por estar em plena expansão, existe uma possibilidade imensa de oportunidades e inovações que você precisa conhecer! Separamos uma lista com todos os detalhes para você não ficar se fora:
1- Tratamento diferente com o cliente
O presidente do Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sincep), José Elias Flores Júnior, diz: “Se bem utilizada, a inovação pode aumentar o respeito pela perda.”. Então, que tal pensar em algo que seja diferente, mas que traga essa proximidade e cuidado com o cliente?
2- Focar no que você quer inovar
Ao invés de tentar inovar todos os serviços da sua funerária, que tal focar inicialmente em um e ver os resultados tomarem forma? É o que o Cláudio de Luna, proprietário do Crematório Particular (Grupo Luna Assist) fez: “ Nosso principal foco têm sido na melhoria dos serviços de cremação. Por isso, temos investido cada vez mais em espaços personalizados, acolhedores, soluções voltadas ao meio ambiente e alternativas completas para o cliente.”
Então, você pode fazer uma breve pesquisa e ver o que seus clientes gostam na sua funerária. E até perguntar que tipo de serviços, produtos, acessórios, procedimentos, gostariam que fossem disponibilizados. Ouvir o que seu consumidor quer e precisa, é essencial para que seu direcionamento tenha bons lucros e satisfação de quem confia na sua empresa.
3- Serviços alternativos
Existem algumas possibilidades que possam trazer diferenciais com um valor maior. Sua funerária pode disponibilizar aos clientes: anúncio fúnebre em jornais e rádio, carro com motorista particular, opções de bufê, cuidados por parte da empresa com documentos e problemas burocráticos, lembrancinhas, música ao vivo e etc. São ideias que irão deixar o ambiente aconchegante e acolhedor para a família e amigos que estão passando por este momento de dor.
4- Mais personalização
Sua empresa funerária pode fechar negócio com empresas especializadas em realizar personalização de urnas funerárias (inclusive as biodegradáveis), véus, terços, mantos…
E até pensar em coisas diferentes como a chance de transformar as cinzas de um ente querido, em diamante.
5- Realizar funeral de animais
Afinal, não são apenas as pessoas que precisam se despedir de familiares e amigos. Os pets também são parte especial em muitas famílias e criar um funeral dedicado à eles tornará seu negócio ainda mais inovador. Sabia que o primeiro crematório de animais da América Latina, o Pet Memorial, realiza crematórios e tem duas salas para velório de animais?
Eles possuem psicólogos que auxiliam os tutores desses animais neste momento de partida, e dão treinamento para todos os funcionários. Já pensou em ter esse tipo de serviço na sua funerária?
Lidar com despedidas não é fácil e sua empresa pode se destacar lidando com humanidade, respeito e trazendo muito conforto. Já parou para pensar em que outros tipos de serviços você pode oferecer para trazer todas essas sensações para as pessoas? O interessante para abrir a sua mente e dos seus funcionários, é a participação em workshops, palestras, ler bastante sobre esse segmento, analisar os concorrentes, pensar em parcerias, analisar o mercado e seus lucros e perdas, jamais se esquecendo que o principal é o bem estar de quem recebe seus serviços, de quem confia e espera o melhor em um momento delicado.
Por estarmos em 2021, há muita invenção tecnológica que pode ajudar sua empresa funerária a ter muito impacto positivo no mercado. A criação do próprio e-commerce, que não é adotado por tantas funerárias, pode ser um ponto de diferencial em uma era onde as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar comida, ou ter um carro para se locomover, ou viajar e dormir em apenas um hotel. A tecnologia veio para facilitar, agilizar e trazer comodidade em uma rotina cheia de afazeres e metas a cumprir. Sua funerária pode se encaixar na vida das pessoas se tiver essa visão empreendedora de futuro. Que tal pesquisar mais sobre empreendedorismo? Não necessariamente no ramo funerário. Expanda seu conhecimento se abrindo para técnicas e tendências de outros mercados para trazer algo ainda mais inovador no seu ramo.
Com tantos aplicativos e redes sociais, onde sua funerária pode ganhar visibilidade de maneira positiva? De que forma a tecnologia te auxiliaria? Que profissionais poderiam se unir a você? Há drones no mercado, que por exemplo, podem gravar o funeral e fazer um filme daquele momento. Ou então, reproduzir em “caixas de som” como Echo Dot da Amazon, uma mensagem de voz que o ente querido deixou a todos ali presente, inclusive algo especial para filhos, pai, mãe, uma mensagem com algo que gostaria que os familiares mais próximos soubessem.
As ideias não tem fim. Hoje ainda há especulações de produtos que terão uma realidade mista. Sabe quando você assiste um filme em que as coisas saltam do computador para o mundo real e o personagem mexe “no ar” com as informações que saltaram? Então, já há indícios de serviços que serão vendidos usando esse tipo de tecnologia. Sua empresa funerária pode adotar e criar algo totalmente próximo do seu cliente, que faça ele ter boas emoções, boas memórias e o tranquilize. Lembre-se que há uma variedade de tipos de pessoas, cada uma com suas particularidades e vontades. Para de fazer mais do mesmo e agarre de uma vez essa fatia do mercado tão pouco explorada.
Enfim, estar por dentro das novidades de mercado pode alavancar muito retorno financeiro para sua funerária. Não deixe de se atualizar e ficar de olho no que as outras empresas funerárias em outros países estão desenvolvendo, além do setor de tecnologia e empreendedorismo como foi dito acima. E jamais se prenda, porque para ter mais reconhecimento e impactar mais pessoas, você precisa saber ousar e correr riscos.
Coloque a sua funerária na internet! Acesse o site do E-commerce Funerário e saiba como: www.efunerario.com.br