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A evolução do mercado funerário

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Você que atua no mercado funerário, conhece realmente todo sua evolução?

Leia o artigo que preparamos para você compreender o crescimento do setor ao longo das décadas até a época atual: a era digital.

O mundo está em constante evolução, não é mesmo? E o mercado funerário também está diante de diversas modificações. Antigamente, havia tradições para lidar com a morte que hoje não fazem sentido e não são adotadas. Pode se ver na história da humanidade uma modificação e até certas crenças que foram levadas até o último suspiro. Um exemplo é o Egito, e a maneira em que se acreditava na vida após a morte, sem contar os gregos que tinham completa certeza que deuses dominavam a civilização. O fato é que a humanidade se transforma, e em pleno século XXI a maneira de se encarar a morte é totalmente diferente.

Provavelmente você deve estar se perguntando, onde entra o mercado funerário nesse contexto. Bem, hoje existem diversas opções para escolher em um momento tão delicado de despedida. Confira:

1- Cemitérios diferenciados

Floresta sagrada

De acordo com a Veja, dois designer italianos começaram a colocar em pauta o projeto de transformar cemitérios em florestas: “ a dupla criou uma cápsula biodegradável em forma de ovo para que ali sejam depositados restos mortais humanos. O toque final é que a cápsula será plantada no solo envolta nas raízes de uma muda de árvore, cuja espécie será selecionada por cada um ainda em vida. Depois que a pessoa se for, familiares e amigos irão assumir os cuidados com a planta.” Sendo assim, a floresta se tornaria um local sagrado e iria auxiliar o meio ambiente.

Porém, é interessante ler mais a respeito, porque há um detalhe importante: a manutenção. A matéria da Veja ainda citou o seguinte problema: “ Em qualquer cemitério, a alta quantidade de carga biológica que penetra no subsolo contém altos índices de bactérias e vírus, o que pode facilmente se transformar em foco de transmissão de doenças e de contaminação de áreas próximas e até mesmo de lençóis freáticos. Para evitar que isso aconteça, é preciso controlar a quantidade do solo a partir de poços subterrâneos de monitoramento.”. Há quem ainda defenda a ideia de cremações. Mas não é tão ideal se formos pensar no contexto ambiental (leia mais a respeito no próximo item).

Cemitério Vertical

E cemitério vertical, você já ouviu falar? O Memorial Necrópole Ecumênica, é um destaque mundial. Localizado em Santos, possui 14 andares e conta com 14.000 espaços. É considerado hoje uma opção com menos pontos negativos, por ocupar pouco espaço e possuir valor baixo de manutenção. De acordo com o site Plano Funerário Familiar: “ No Cemitério Vertical, os corpos são depositados em gavetas uma em cima da outra, e assim entram em decomposição sem liberar o líquido necrochorume responsável por poluir o meio ambiente quando ocorre um sepultamento. Com o espaço físico otimizado é possível realizar uma melhor utilização do ambiente para maior conforto dos familiares durante as visitas aos entes queridos.”

Serviço de cremação

No mundo há uma estimativa de 55 milhões de mortes. Sendo assim, a cremação pode ter impacto um tanto negativo. O Reino Unido, é um exemplo. Na região, 70% dos funerais realizam cremação, provocando emissões de mercúrio por conta de obstruções dentárias. Esse tipo de serviço gasta bastante energia, e conforme é realizado em grande escala, pode trazer malefícios graças às emissões de gases.

O seu crematório deve pensar nessa questão caso tenha muita demanda de pedidos de cremação. Como o mundo está em evolução, preservar o meio ambiente e a saúde de todos é essencial. Por isso, estão sendo estudadas novas maneiras de lidar com essa questão da cremação em larga escala.

2- Opções de atendimento ao cliente

Este é o principal item que torna sua funerária diferente das concorrentes. E com ajuda da tecnologia, diversidade de serviços são essenciais. Você pode adotar:

  • Velórios online;
  • Capela online;
  • Cerimônia de cremação online;
  • Recepção com buffet;
  • Púlpito para homenagens;
  • Playlist musical personalizada pelos familiares;
  • Personalização de mausoléu;
  • E-commerce de produtos e serviços.

E tantas outras alternativas que você e sua equipe podem criar, para facilitar a vida de quem utiliza os serviços oferecidos pela sua empresa. Esteja sempre conectado com tendências tecnológicas e modificações nos meio de comunicação para ficar à frente dos concorrentes e atender da melhor maneira quem confia na sua funerária.

3- Carros

Sua funerária pode dar a opção de transporte para a família com carros luxuosos. De acordo com o G1: “Carros luxuosos também são adaptados para transportar caixões. A ideia é permitir com que a família acompanhe o cortejo dentro do carro em que a urna está sendo levada.”. Para transformar o carro normal em funerário, há um gasto de R$50 mil a R$200 mil. Essa é uma opção que você pode oferecer ao seu cliente.

O ex-presidente da Associação de Fabricantes e Fornecedores de Artigos Funerários (AFFAF), Celso Carlos de Moraes disse também ao G1: “A morte também é um evento, assim como nascimento, casamento. As empresas estão se especializando para darem assistência adequada em um momento tão difícil.”. Sendo assim, não fique de fora de feiras que são realizadas neste setor funerário. Sempre serão lançadas novidades e oportunidades de achar ótimos fornecedores, realizar parcerias, e assim, ampliar sua rede de negócios.

Enfim, o mercado funerário está em modificação e crescimento. As pessoas querem se sentir cuidadas nesse momento de despedida e confortadas. Ao pensar nisso, o que você poderia fazer além do que foi dito neste breve artigo? Reflita, busque maneiras de deixar sua empresa mais humanizada e com um compromisso com o bem estar de todos os envolvidos: desde responsabilidade com o ambiente até a maneira do cliente ser recepcionado no local da sua funerária, maneira de atendimento e resolução de problemas. Busque maneiras de se posicionar, de crescer e jamais deixe de se atualizar para que a sua empresa não fique para trás.

Se ficou sem saber por onde começar, que tal investir no e-commerce? Conheça o E-commerce Funerário para iniciar suas vendas pela internet sem dor de cabeça.

Acesse o site: https://efunerario.com.br/

 

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    O que é Necromaquiagem

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    Procedimento que melhora significativamente a aparência do falecido

    Para entender melhor e também aprender como essa técnica é muito utilizada pelos profissionais do ramo funerário com o intuito de recuperar a aparência da pessoa apos o seu falecimento.

    Com a morte natural a aparência da pessoa fica com varias desconfigurações naturais e com o procedimento correto melhora se significativamente e em alguns caso consegue se recuperar a fisionomia natural da pessoa.

    É de suma importância aos familiares terem uma melhor ultima lembrança do seu ente querido. Afinal sera uma ultima oportunidade de ver e se despedir da pessoa de quem passou por longos períodos de doença ou mesmo morreu repentinamente.

    A necromaquiagem, também é conhecida em algumas regiões  de maquiagem funerária

    TIPOS DE NECROMAQUIAGEM

    A necromaquiagem natural

    Destinada pessoas que tiveram morte natural e que não tenham causado nenhuma deformação ou alteração importante principalmente no rosto.

    A necromaquiagem corretiva

    Essa é utilizada em caso de afogamentos, acidentes, mortes violentas, ou outros casos em que o rosto tenha sido alterado em decorrência de alguma doença.

    São usados técnicas de maquiagem e estética direcionadas à melhora da aparência das partes expostas da pessoa falecida – como rosto, braços e mãos.

    O uso de produtos adequados são de longa duração que  contribuem para que durante o velório a pessoa tenha o ar saudável e natural, como se estivesse dormindo.

    As técnicas utilizadas são bastante similares à maquiagem para pessoas vivas, inclusive com o uso dos mesmos produtos. O necromaquiador, profissional especializado, é quem vai decidir quais áreas devem ser reparadas e de quais formas.

    PRINCIPAIS CUIDADOS

    Na necromaquiagem é preciso ter alguns cuidados. Primeiro, a pele precisa receber um creme hidratante, pois, como não há circulação de sangue, os produtos não apresentam aderência.

    É importante  informar se sobre a pessoa falecida. Seu gostos quando viva, evitando fugir do que ela era, respeitando também seu credo religioso e desejo dos familiares. Uma pessoa que não era adepta da maquiagem em vida não deve receber um batom vermelho, por exemplo. O contrário também deve ser considerado: se a pessoa falecida era vaidosa, é importante respeitar seu gosto pessoal nos últimos momentos também.

    O profissional da área deve ser cuidadoso, sensato, e que compreenda que ali há uma pessoa que precisa ser tratada com total respeito. Existem cursos específicos para a formação de necromaquiadores, porém profissionais formados em maquiagem e em estética também podem atuar na área. Basta ter respeito pela profissão, pelo “cliente” que ali se encontra sob seus cuidados, e tato para proporcionar à família as melhores lembranças possíveis.

    OS PRODUTOS UTILIZADOS

    Os produtos aplicadas são as mesmas da maquiagem feita em pessoas vivas. Inclusive, são os mesmos produtos, o que se diferencia nesse caso é que as maquiagens usadas são de longa duração.

    Os itens de longa duração tem o objetivo que a maquiagem não se desfaça ao longo do velório, dessa forma o corpo ficará íntegro em toda a duração da despedida de modo que a família possa ficar o tempo que for necessário para se despedir e nada interrompa esse momento.

    O MERCADO PROFISSIONAL

    A necromaquiagem é um nicho de mercado profissional que cresce cada vez mais no mercado funerário que sempre esta a busca profissionais especializados. A maioria dos cursos existentes de necromaquiagem estão atreladas a outros cursos da área, como: de Agente funerário, Tanatopraxista ou mesmo de Ciências mortuárias.

    Veja essa matéria também

    Tanatopraxia – O que é?

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    O cuidado com o preço no serviço funerário

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    Estabelecer o preço de um produto ou serviço nem sempre é uma tarefa fácil

    Quando sua saúde requer cuidados, você procura o médico mais barato ou o médico mais capacitado para tratar da sua saúde? A resposta é um tanto obvia não é mesmo?

    Com a saúde da sua empresa não pode ser diferente. Para determinar uma boa saúde financeira eu devo acompanhar os passos de como estou comprando e de como estou vendendo. Se errar nesses pontos as finanças não vão fechar no final do mês.

    Saber como definir os preços praticados pela sua empresa é essencial para manter o capital de giro sempre positivo e, assim, bancar os custos fixos e variáveis.

    Entenda o que é preço de venda

    O desafio da precificação está em encontrar o equilíbrio entre os custos de produção, o valor que a concorrência cobra e a margem de lucro. Ou seja, sua empresa não poderá cobrar tão barato, a ponto de tornar a sua lucratividade irrisória, ou insuficiente para cobrir os custos.

    O preço e o valor

    O preço tem ligação direta com custo de produção ou de compra, encargos e assim por diante. Já o valor tem a ver com a maneira como as pessoas enxergam a marca, o que só é possível descobrir por meio de pesquisas e conversas com o público.

    Se para cobrir uma oferta ou demanda eu não souber precificar (colocar o preço compatível com meu custo), eu posso estar com os dias contados. No mercado seja qual for não existe milagre financeiro para sobreviver. Existe sim preparo para aprende a lidar com a mudanças (repentinas) que o mercado exige.

    PATROCINADOR

    O lucro exagerado

    Se para ter lucro eu preciso tirar de alguém, esse pensamento pode me dar como resposta uma ação semelhante. Se for sutil ainda da tempo de corrigir e sair a frente. Porem se ela tiver uma grande dimensão, isso pode fechar suas portas. O mercado esta cada dia mais competitivo. Seus clientes em poucos cliques conseguem saber se seu preço esta compatível ou completamente fora de cogitação. E se ele souber que foi desleal no ato da compra, a dor de cabeça pode ser ainda maior. Além de não fechar negocio com sua empresa as redes sociais se encarregarão de disseminar suas ações.

    Já uma boa ação caminhará a passos lentos, porem construirá longas estradas e pontes fortes e resistentes para o sucesso.

    Uma administração pelo pulso e muito diferente de uma administração estratégica e planejada. No atual mercado o achismo e o amadorismo podem arruinar seu tipo de negocio. No atual mercado competitivo, um erro pode ser fatal, seja estrategico, financeiro ou de preparo profissional. Existe um ditado bastante popular assim “quem brinca com fogo um dia acaba se queimando”.

    A falencia

    Essa é a palavra mais temida por qualquer empresário, independentemente do porte do seu negócio. Esse medo não é à toa: segundo o Sebrae, 24,4% das micro e pequenas empresas foram fechadas em menos de dois anos. O percentual aumenta, se mudarmos o prazo para quatro anos: 50% delas fecham as portas.

    Mas quais são os motivos que levam a um risco tão grande, a ponto de chegar à falência? O que esses empresarios estão fazendo de tão errado para perderem tudo o que investiram em tão pouco tempo? Não há uma resposta única para esses questionamentos. Há uma série de erros que podem levar um negócio a fechar as portas antes mesmo de ver os lucros entrarem no caixa.

    Mudanças no mercado global

    Os últimos meses exigiram inovação e adaptação das empresas para lidar com mudanças na economia, as regras de distanciamento social,  situação financeira dos consumidores, entre outros desafios.

    Muitos empreendimentos tiveram dificuldade para se adaptar a esse novo cenário, seja por fatores financeiros, seja por excesso de burocracia, entre outros motivos. Isso resultou em inúmeros negócios com as portas fechadas e reduziu postos de trabalho por todo o país.

    Contudo, empresas que adotaram estratégias para manter o andamento das atividades nesse período conseguiram garantir a sustentabilidade do negócio. Mudanças na forma de trabalho, como o home office, e o atendimento online e personalizado se tornaram soluções significativas.

    Algumas funerárias entenderam que uma parte de suas contratações passaram a serem remotas. Ou seja pela internet. E da noite para o dia surgiu a necessidade de criar um canal de comunicação virtual com esse publico. A funerária na internet que até então era vista com olhos indesejados, passou a ser a menina dos olhos de muitos. E para destacar se nesse mercado um simples site por si só não bastava, era necessário o uso de ferramentas apropriadas para que isso funcionasse de verdade.

    Fonte: Serasa

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    E-commerce Funerário: sua funerária agora pode vender pela internet

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    Voce sabia que Sua funerária pode vender produtos e serviços pela internet?

    É momento de abrir mais um novo canal de vendas. Site é uma coisa loja pronta para venda é outra. Atualmente o que mais tem é loja virtual vendendo, serviço ou produto e sua funeraria vais ficar de fora?

    Aplique o marketing digital no seu negócio, os resultados podem ser surpreendentes. Você duvida? Com esse meio que temos em mãos, fica mais fácil alcançar mais pessoas e resolver os problemas que elas muitas vezes mal sabem que possuem. Por isso, o marketing é essencial, já que estuda justamente o hábito desses clientes, suas dores, como resolver e como falar a língua deles.

    Agora, pensando no ramo funerário, o campo é imenso! Seu e-commerce pode vender além de planos funerários, acessórios e dar diversas opções, até de personalização para que o seu cliente se sinta especial e satisfeito. Que tal conferir alguns itens que podem ser vendidos pela sua funerária pela internet? Confira:

    1- Jazigos

    Pode ser para usar imediatamente por conta de alguma situação inesperada, ou para planejar e a pessoa comprar pensando no futuro. Vale deixar no seu e-commerce todas as opções de valores, e formas de pagamento bem claras para que seja fácil navegar pela sua loja e o visitante se sentir atraído pelo seu produto. Isso te trás uma reputação muito boa e ele(a) pode recomendar seu e-commerce justamente pela facilidade de encontrar o que precisa de maneira simples e rápida.

    CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS INFORMAÇÕES

    2- Coroa de flores

    Já pensou em dar ideias de arranjos possíveis para seu consumidor? Com a rapidez tecnológica, o cliente pode ter acesso há possíveis cores de flores, maneiras de combinações, e se sentir atraído a comprar. É uma maneira de trazer suporte para quem mora longe, e perdeu algum ente próximo, além de possuir um atendimento mais rápido, já que com o celular a pessoa tem a possibilidade de acessar tudo e escolher o que achar melhor!

    3- Serviços funerários

    É uma oportunidade imensa para você expandir todos os detalhes e vantagens de se obter um plano funerário e se destacar dos seus concorrentes trazendo tudo de forma acessível e eficaz. Que tal colocar os serviços com diversas opções de pagamentos, descontos especiais e até incentivos para que os clientes indiquem sua empresa funerária para outros amigos? Ao chegar a mais pessoas, o seu campo de vendas aumenta. Se antes você enxergava a chance de vender X plano para uma pessoa da sua cidade, que tal ver além e vender esse mesmo plano para 10 pessoas da região? O e-commerce engloba essa amplitude.

    4- Cremação

    Esse item é mais uma alternativa que pode trazer bastante lucro para sua funerária. É bom colocar informações a respeito desse procedimento, dando ênfase que existem custos adicionais. Cada detalhe é importante para seu cliente possuir uma relação com sua empresa de confiança. Não esqueça de mencionar no e-commerce que há o velório, caixão, urna cinerária, o próprio serviço de cremação em si, flores, preparação do corpo, ornamentação, café, cortejo… tudo que sua funerária fornecer.

    5- Transmissões ao vivo

    Essas transmissões são o que trarão um ponto diferente na sua funerária. As pessoas que moram muito distantes e estão neste momento doloroso, possuem a chance de estarem presentes mesmo dentro de suas casas em outras cidades, estados ou até países. Já pensou que essa pode ser uma maneira de ajudá-las a estar presente nas cerimônias?

    6- Velas virtuais

    Sim! As velas virtuais existem e acredite ou não, funcionam muito bem quando o assunto é distância. Sua funerária pode adotar isso e acrescentar no e-commerce, viu?

    7- Conforto

    Apesar destes itens citados acima, em uma situação de perda, as pessoas estão muito abaladas e ter a opção de comprar serviços funerários pela internet pode ajudá-la a passar por essa situação com muito mais calma. As emoções estão a mil, os familiares sensíveis, e sua empresa funerária pode auxiliar dando essa oportunidade de e-commerce.

    8- Preços

    O cliente pode ter uma ideia de quanto vai ficar os serviços que escolheu e comparar, com calma. Ao personalizar tudo que seria interessante para ele naquele momento, o e-commerce entrega o valor que seria cobrado, e assim ele pode pensar e tomar sua decisão de forma consciente.

    9- Agilidade

    Lidar com burocracia em um momento de luto não é o ideal. E sua funerária consegue deixar o cliente mais tranquilo ao dar a opção de e-commerce para que ele não precise estar envolto com esse problemas burocráticos justamente demorados.

    10- Métricas

    Ao possuir um e-commerce da sua funerária, há uma vantagem muito importante: entender mais a pessoa que está visitando sua loja e, consequentemente, compreender quem já consome seus serviços. Neste item cai a questão do marketing digital, para que você compreenda o que seus clientes gostam, o que eles não acessam, e itens que gostariam de comprar mas não realizam o pedido, e até horários que entram na loja. Tudo pode ser medido e analisado. E isso é muito poderoso para que se monte uma estratégia de vendas! Há possibilidade de você falar com muito mais pessoas propensas a gostar do seu serviço e comprar com a sua funerária.

    11- Valorização do seu negócio

    Além de possuir todas as vantagens citadas acima, sua empresa pode ter um crescimento e reconhecimento maior de marca. Trazer coisas novas, opções, flexibilidade, torna a sua funerária um negócio em destaque já que a maioria apresenta os mesmos serviços, da mesma maneira, e isso faz com que não venha tantas pessoas comprar de você. Ao criar algo novo, sai do padrão e há grandes chances de ter um reconhecimento maior. E na internet há uma visibilidade incomum que irá agregar valor demais à funerária.

    O leque se abre em meio ao e-commerce, e em pleno 2020, onde as coisas estão cada vez mais ligadas a tecnologia, por que não entrar nesse meio e vender mais, ajudar mais pessoas e ser diferente nesse mercado funerário? Se você tiver interesse em montar uma loja virtual, confira o E-commerce Funerário e entre em contato, tire suas dúvidas, e inove, porque você pode se destacar e crescer ainda mais nesse mercado.

    mazinha

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