Sindicato de Empresas Funerárias promove grande encontro em Feira de Santana BA
Evento reuniu empresários de várias regiões do estado e autoridades, com objetivo de discutir a lei Nº 3.261/2016, que dispõe sobre normas para comercialização de planos de assistência funerária e até o ano passado então não havia uma lei que norteassem os empresários. Com regulamentação própria, empresários do ramo, não apenas da Bahia, como também de outros estados do país, estiveram reunidos durante toda manhã e inicio de tarde de sexta-feira 07/07, no auditório de uma Churrascaria na cidade de Feira de Santana, com o intuito de entender melhor e realizar ajustes para possam estar enquadrados diante da Lei.
Vilmar Rodrigues fez explanação sobre lei º 13.261/2016
Foto: Raimundo Mascarenhas
De acordo com a nova Lei, as empresas comercializadoras de planos de assistência funerária terão o direito de manter em vigor e cumprir os contratos já firmados por elas, além disso, a comercialização de planos será de responsabilidade de empresas administradoras de planos de assistência funerárias regularmente constituídas, as quais executarão diretamente a realização do funeral, quando autorizadas na forma da lei, ou por intermédio de empresas funerárias cadastradas ou contratadas.
Andre Luiz falou sobre Feira Funerária de 2018
Foto: Raimundo Mascarenhas
Organizador da 6ª edição da Feira Funerária Brasil e da Feira Funerária Nordeste que será realizada em Natal-RN de 25 a 27 de abril de 2018, André Luiz Macedo, esteve presente no evento em Feira de Santana anunciado o próximo evento onde propõe agregar valores no seguimento funerário, promovendo cursos, palestras, cultura e expositores de todo Brasil e também de fora do País, “no sentido que o seguimento se profissionalize, respeitando cada vez mais as pessoas e também se humanizando no que precise, porque são pessoas que trabalham diretamente numa situação que ninguém quer passar. As empresas funerárias hoje prestam um serviço social e não existe mais o ‘papa-defunto’, nem ninguém vai a uma loja e sai com um caixão na cabeça. O que existe hoje são as pessoas querendo ser respeitadas no momento de perda e contratar um serviço onde tenha a solenidade da morte”.
A palavra do Presidente Carlos Brandão
Carlos Brandão, presidente Sindicato de Empresa Funerárias do Estado da Bahia (Sindef), falou ao CN que além de participar de eventos promovidos pela entidade, às empresas filiadas a entidade consegue obter descontos em cursos e palestras, trocar experiências com outros empresários do setor, representação juntos aos órgãos públicos, ficar informado sobre as possíveis regulamentação e mudanças no setor, dentre outras ações que venham colaborar com a organização e o fortalecimento do setor. Hoje o Sindef tem 64 empresas filiadas.
Carlos Brandão ao final do evento fez uma avaliação bastante positiva
Carlos Brandão realizou o sorteio de dezenas de brindes durante o encontro, todos voltados para o setor funerário.
A sede do Sindicato fica na cidade de Feira de Santana, na Rua Rio Branco, 1.348, Edifico Luciana Center, sala 104.
O mercado do luto em exposição na Feira Funerária de Recife PE
Entre os dias 20 e 22 de maio de 2026, a Feira Funerária Brasil retorna a Recife, celebrando sua 10ª edição neste próximo evento.
Um evento é extremamente benéfico para a sociedade como um todo, pois, ao elevar o padrão de qualidade dos serviços oferecidos,garante que as famílias enlutadas tenham acesso a empresas mais qualificadas e comprometidas, dedicadas a prestar um atendimento digno e respeitoso. Isso se reflete diretamente na experiência das pessoas que atravessam momentos de perda, oferecendo-lhes um apoio mais adequado e humanizado
A Feira Brasileira de Serviços Funerários não só fortalece o setor, como também contribui para a construção de uma cultura mais sensível e preparada para lidar com o luto, beneficiando toda a sociedade, em sua edição de 2026, consolida ainda mais a importância da cultura como pilar fundamental para o fortalecimento e a desmistificação do setor funerário no Brasil.
Em destaque o papel essencial dessa área no cuidado e apoio às famílias enlutadas, o evento promove a reflexão sobre a necessidade de um serviço mais humanizado e qualificado, que respeite as particularidades do luto e ofereça o suporte adequado às famílias .
O LOCAL
Considerado um dos mais modernos do Brasil atualmente o Recife Expo Center conta com uma infraestrutura completa e versátil. Com localização estratégica, no coração do Recife, próximo a hotéis, restaurantes, museus e diversos outros atrativos
Prepare-se para uma experiência transformadora! Nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2025, Campinas se tornará o centro do setor funerário no Brasil, acolhendo a EXPONAF 2025, a maior conferência do setor na América Latina.
A EXPONAF 2025 será realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas/SP, segunda maior região metropolitana do estado de São Paulo.
O centro de eventos está próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos e das principais rodovias do país. Fica anexo a um dos maiores shopping centers da América Latina, o Parque D. Pedro Shopping, com a comodidade de estar ao lado de uma praça de alimentação diversificada, inúmeras lojas, serviços, entretenimento e ainda conta com 8 mil vagas de estacionamento.
Jornalista (USP), instrutora de mindfulness (UNIFESP) e coach executivo. Criadora do programa Você Mais Centrado e do podcast Autoconsciente, premiado pelo iBest (2020).
Palestra sobre Saúde Mental
13h ABERTURA DO EVENTO
Ricardo Ventura
Psicanalista, cientista comportamental, palestrante, escritor e especialista em linguagem silenciosa, é criador do protocolo V.E.N.T.U.R.A e do canal Não Minta Pra Mim, no Youtube.
Palestra sobre atendimento ao Cliente
13:30h ABERTURA PARA VISITAÇÃO
16h PALESTRA
Eduardo Tevah
Palestrante, empresário e escritor especializado em liderança, vendas e gestão. Autor de cinco livros e consultor de grandes empresas, já capacitou milhares de profissionais no Brasil e no exterior.
Palestra sobre A Era da Construção ao Cliente
19h ENCERRAMENTO
DIA 2 – QUINTA – DIA 22
09h PALESTRA
Luis Rasquilha
CEO do Ecossistema Inova TrendsInnovation, professor, colunista e autor de 25 livros sobre gestão e inovação. Especialista em tendências e estratégia, tem experiência global em nove países.
Palestra sobre Tendências do Futuro
10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO
11h PALESTRA
Renata Barcelos
Professora e pesquisadora nas áreas de inovação, ambidestria e pensamento sistêmico. Fundadora da Inovagencia, compartilha suas pesquisas e ideias em plataformas como o Medium.
Palestra sobre Transformação Digital
13h PALESTRA
Dalton Sardenberg
professor da Fundação Dom Cabral, especializado em Governança Corporativa, Compliance e Gestão de Empresas Familiares. Doutor em Governança Corporativa pela Universidade de Birmingham.
Palestra sobre Governança Corporativa
16h PALESTRA
Gustavo Donato
professor e pesquisador no Centro Universitário FEI, com expertise em foresight estratégico, tecnologia e inovação. Ele é formado em Engenharia Mecânica pela FEI.
Palestra sobre Inovação Corporativa
19h ENCERRAMENTO
DIA 3 – SEXTA – DIA 23
09h PALESTRA
Adriano Salviato
especialista em governança corporativa, fusões e aquisições, reestruturações financeiras e mercado de capitais. Presidente e fundador da consultoria FARMLY, diretor na UTZ Soluções.
Palestra sobre Sucessão Familiar
10h ABERTURA PARA VISITAÇÃO
11h PALESTRA
Erika bellon
especialista em neurociência aplicada ao desenvolvimento pessoal e profissional, com mais de 35 anos de experiência. fundadora da Erica Belon Academy
Palestra sobre Neurociência na Gestão Empresarial
3h RODA DE DEBATE
serviços aos pets de estimação
Debate sobre tendências para o atendimento e serviços aos pets de estimação
16h PALESTRA
Monja Coen
monja budista brasileira, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil. Ordenada no Japão, ela é conhecida por seus ensinamentos sobre meditação, ética e filosofia budista
Essa é a 9ª edição da Feira Funerária dessa vez em Salvador BA
Com uma trajetória iniciada em 2009 a Feira Funerária foi conquistando o setor a cada edição tornando-se um sucesso em cada realização.
Dessa vez ela acontecerá no Centro de Convenções de Salvador BA. Num espaço projetado para oferecer uma experiência diferenciada para os seus visitantes, apresentando um novo conceito em centro de convenções com arquitetura arrojada, localização privilegiada e infraestrutura com padrão internacional para atender diferentes tipos de eventos com excelência e hospitalidade.
A Feira Funerária tem o objetivo de fortalecer o Conhecimento e as boas Relações, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Uma oportunidade imperdível para todos os interessados no setor do luto no Brasil, Um mix de oportunidades para diferentes categorias de empresas funerárias, cemitérios e crematórios, clinicas de somatoconservação, fabricantes de artigos funerários, prestadores de serviços, e muitos outros.
O setor funerário no Brasil teve uma forte acessão depois que as feiras, congressos e encontros começaram a acontecer no Brasil. Movimentou fortemente o mercado de produtos e serviços específicos para o segmento, bem como cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional entre tantas outras áreas do segmento que se desenvolveu para atender a forte demanda do mercado.
Hoje temos uma estrutura de mercado com muita inovação estando incluso dentro desse contexto um Portal de Notícias, Rádio Funerária, uma plataforma de produtos e serviços Ataudeonde o empresário compra dos melhores fornecedores sem atravessadores facilitando a aquisição de produtos e serviços. Sem dúvida a informação tem sido grande aliada na tomada de decisões.
Mas o maior beneficiado de tudo isso esta na outra ponta o consumidor final, que passou a ter melhor acolhimento, mais profissionalismo, mais esforço e dedicação para atender os mais variados desejos no pós morte.
Fica o nosso convite para estar conosco nessa edição especial da Feira Funerária aqui no Brasil