Uma ação de vandalismo seguido de vários roubos aconteceram em dois cemitérios no Norte de Santa Catarina SC

O caso mais grave aconteceu no Cemitério Municipal de Rio Bonito, onde um túmulo foi violado e o corpo foi encontrado fora do caixão. Cerca de 150 lápides e cruzes também foram furtados do Cemitério Municipal de Canela, informou o secretário da Distrital de Pirabeiraba, Sidney Sabel.
Tudo pode ter acontecido nos dias 26 e 27 de janeiro, foi quando a própria população avisou a prefeitura do acontecido. Um boletim de ocorrência foi feito e cabe agora a policia apurar o que realmente aconteceu e prender os marginais que fizeram esta lambança nos dois cemitérios.
Os dois cemitérios em questão não possui vigilância, mas segundo a Secretaria de Proteção Civil de Joinville (Seprot) e a Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Haverá agora rondas no local afim de inibir novas ações.
A ideia da prefeitura, segundo o secretário, é aumentar a vigilância. “Não existe segurança. Vamos colocar no Canela, vamos ceder algumas câmeras para serem instaladas ali. Pedimos ronda do vigilante [de empresa privada que atua na segurança de Joinville], para incluir dois pontos na ronda. E mandamos comunicado à Polícia Militar para também participar de rondas”.
Sabel, já tinha conhecimento do problema e afirmou que já havia ocorrido outros furtos. “Tínhamos presenciado isso em uma escala muito pequena, com três, quatro objetos furtados, disse o secretário. Desta vez, porém, foi diferente. “Foi algo assustador”.

Segundo o coordenador dos cemitérios de Joinville, Alderico Fhibeen, há a suspeita de que as mesmas pessoas ou o mesmo grupo que matou Tomaz tenha violado o túmulo dele. O homem foi enterrado numa área pública, destinada a indigentes, sem a presença de familiares ou parentes. Após fazer o segundo sepultamento na tarde de ontem, Fhibeen levou o caso à Polícia Civil de Pirabeiraba para investigar.
.