Cemitérios do Brasil

Vitimas Brumadinho estão sendo sepultadas fora do Cemitério

Publicação

no

A falta de espaço para sepultar obriga a abertura de covas do lado de fora do cemitério

A situação tem incomodado a muitos familiares que necessitam de um local para sepultamento em Brumadinho. Como não fosse o suficiente a tragedia e a perda irreparável de vidas que foram ceifadas pelo desastre, os familiares se deparam com a falta de preparo para lidar os mortos vitimas da Barragen da Vale no Corego do Feijão.

O cemitério ficou pequeno para receber a quantidade de corpos retirados debaixo da avalanche de lama causada pelo rompimento da barragem da mineradora, em 25 de janeiro.

Resultado disso são covas que passaram a ser abertas do lado de fora do cemitério. A necessidade de novos túmulos fora deixou moradores do vilarejo indignados. O servente de pedreiro Sidney Aparecido da Cruz, de 44 anos, não esconde a tristeza.

Sidney Aparecido já sepultou a irmã, que trabalhava numa pousada jogada ao chão pelo mar de rejeitos de minério, no domingo passado. E aguarda o dia em que os bombeiros vão encontrar os corpos de um sobrinho e a prima que moravam numa casa contruida no caminho da avalanche.

Muitas vítimas da barragem moravam em Córrego do Feijão, lugarejo cercado por montanhas e bem abaixo da represa que se rompeu. Para abrir as covas ao lado do cemitério, uma área de mata nativa precisou ser devastada.

O terreno antes ocupado por árvores deu lugar a um descampado de terra batida. É ao lado do cemitério que fica o heliponto improvisado pelo Corpo de Bombeiros. As aeronaves que decolam de lá vão atrás de sobreviventes, mas, quase duas semanas depois do estouro da represa, retornam com corpos.
Um velório improvisado precisou ser feito no lugarejo. Fica a poucos metros do acúmulo de lama. Entre o cemitério e a área ampliada, um muro de pedra de mais ou menos meio metro de altura.
 Veja outras materias de Brumadinho.
Clique na foto abaixo

Gostou dessas informações?

Receba outras no seu Email e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

    + Mais lidas

    Sair da versão mobile