Noticias

O Vaticano proíbe que cinzas do morto sejam guardadas em casa

Publicação

no

O Vaticano divulgou as novas regras sobre cremações dos católicos.

O Vaticano divulgou nesta terça-feira 25/10 as novas regras sobre cremações dos católicos. Na visão da Igreja Católica, deve se dar preferencia enterros mas em caso de cremações, orienta que as cinzas dos mortos sejam mantidas em “locais sagrados”, como cemitérios ou igrejas.

“A Igreja recomenda insistentemente que os corpos dos falecidos sejam enterrados em cemitérios ou outros locais sagrados”, porque isso mostra dignidade e respeito pelo corpo humano, afirmou o documento, aprovado pelo Papa Francisco.

As normas estão presentes em uma instrução da Congregação para a Doutrina da Fé aprovada pelo papa Francisco. O novo texto, com o nome “Instrução Ad resurgendum cum Christo”, atualiza o anterior, de 1963, perante novas práticas de sepultamento e de cremação consideradas em “desacordo com a fé da Igreja”.

A instrução de duas páginas ressalta que as cinzas não devem ficar em casa. Apenas o bispo local pode decidir em “casos graves e excepcionais” que as cinzas sejam conservadas em uma residência, segundo o departamento de doutrina do Vaticano.

A Igreja Católica também proíbe que o resultado da cremação seja transformado em “lembranças comemorativas” e “objetos de joalheria”, indo contra a prática de colocar as cinzas em adereços como colares como forma de recordação do ente querido.

Caso o morto tenha expressado em vida o desejo de ser cremado por razões contrárias à fé cristã, a Igreja deve negar a realização de seu funeral.

A cremação é permitida pela Santa Sé desde 1963, desde que não seja um ato de contestação da fé. “A Igreja não tem razões doutrinárias para impedir tal prática, já que a cremação do cadáver não atinge a alma e não impede a onipotência divina de ressuscitar o corpo. Mas a Igreja continua a preferir o sepultamento porque assim se mostra uma estima maior em relação aos defuntos”, diz o documento.

Caso se escolha a cremação, “as cinzas do fiel devem ser deixadas para repousar em um local sagrado, ou seja, um cemitério ou, em certos casos, em uma igreja ou área separada para este propósito”, diz o texto.

+ Mais lidas

Sair da versão mobile