Como é!

IML do Rio de Janeiro demora até a 3 dias para liberar o corpo aos familiares

Publicação

no

Com suas câmaras de refrigeração defeituosas, o IML chega a ter até 30 corpos sem refrigeração, em alguns casos os corpos já estão em estado de decomposição.

IML do Rio de Janeiro demora até a 3 dias para liberar o corpo aos familiares

A Associação de Peritos do Estado do Rio denunciou nesta terça-feira (29) que a geladeira do Instituto Médico Legal está com defeito e os corpos estão nos corredores da unidade, alguns já em estado de decomposição. Segundo eles, somente nesta segunda-feira (28) trinta corpos estavam fora da refrigeração. Na entrada do  IML, as famílias esperam pela liberação dos corpos dos parentes e relatam o que ouvem dos funcionários da unidade. Segundo eles, uma das explicações é a falta de médicos para trabalhar e também o espaço nas geladeiras.

 A liberação pode demorar até três dias, segundo algumas pessoas. Funcionários do IML também dizem para os parentes das vítimas que eles estão sem pagamento o que seria um dos motivos do atraso nos exames. Nesta terça, o comerciante  Jorge Luiz de Souza foi até o instituto em busca do corpo do pai e descobriu que ele foi liberado por engano para outra família. Já o IML informou que o erro foi da família que reconheceu o corpo errado e que o corpo será recuperado e entregue a verdadeira família.

Um outro problema foi apontado e pode estar associado a causa da crise nos hospitais estaduais, é a diminuição do número de médicos que fazem os atestados de óbito nas unidades. Com isso, corpos que deveriam ser liberados direto dos hospitais estão sendo levados para o instituto.

Segundo a polícia, uma das geladeiras com defeito, deve passar por manutenção e uma empresa de manutenção já foi chamada para fazer o conserto e que deverá estar normalizado em breve.
A Secretaria de Saúde do Estado ainda não respondeu sobre a liberação dos corpos que tiveram morte natural nos hospitais e foram levados para o IML.

.

+ Mais lidas

Sair da versão mobile