Curiosidade

É possível um morto se mexer?

Publicação

no

Braços e pernas podem se mover?

É verdade! Os Braços e pernas podem se mover durante a rigidez cadavérica. Esse processo inicia se  entre uma e duas horas após a morte e pode chegar até as 24 horas.

Pode ser assustador mas isso é possível e tem uma explicação científica!

Quando os médicos declaram a pessoa morta, suas atividades cerebrais deixam de funcionar, há ausência de todas as funções neurológicas e não podem mais transmitir informações para as demais partes do corpo, a pessoa é dada como morta e não poderá realizar mais nenhuma atividade. Porem as células que formam os tecidos começam a perder suas atividades e todos os órgãos iniciam o estado de decomposição ao longo do tempo, assim como acontece com todos os seres vivos.

Então a explicação é bem simples: devido essa rigidez muscular que vai surgindo após a morte, a mesma vai contraindo os músculos e ao atingir algumas partes do corpo como os braços e pernas tendem a mover-se rapidamente, como um espasmo, que pode ser chamado de espasmos cadavéricos, ou seja, a pessoa continua morta (não se preocupe) apenas seus músculos com a ausência de ATP ficam sem energia e não podem realizar mais o movimento de contração, ou seja, não conseguem mais esticar e/ou relaxar, por isso apresentam esse tipo “aparente” de movimento, muitas vezes confundindo as pessoas ao redor que pensam que a mesma está viva!

Com certeza será muito assustador estar num velório e perceber que o corpo se moveu ou o seu braço saiu do caixão… (Eu sairia correndo com certeza)! Mas, não se preocupe e não precisa entrar em pânico, os espasmos não duram muito tempo e podem variar bastante dependendo da temperatura do ambiente, fatores que levaram à morte da pessoa e até mesmo o jeito na qual o corpo foi encontrado, seja num acidente ou na cama de um hospital, as condições são diversas e tudo isso pode influenciar no processo da rigidez cadavérica!

Além disso, cadáveres também podem “arrotar” e “soltar pum”, pois a proliferação de bactérias no corpo resulta na formação de gases. Outra explicação para movimentos “cadavéricos” é a catalepsia, problema do sistema nervoso que diminui drasticamente os batimentos cardíacos, dando a ilusão de que a pessoa não morreu.

Gostou de ficar sabendo?

Receba outras noticias no seu Email e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

    + Mais lidas

    Sair da versão mobile