Home / Como é! / O que dizer em um velório

O que dizer em um velório

As palavras ou atitudes são de um valor imenso quando usamos de forma correta

o-que-dizer-em-um-velorio

Nos momentos como a perda de uma pessoa muito querida, costumam nos deixar sem palavras para expressar a dor e a solidariedade as famílias durante as cerimônias. Se você souber usar as palavras certas poderá ajudar a transmitir o carinho aos familiares e amigos da pessoa que se foi.

Sem querer inovar e correr o risco de passar vergonha ou magoar as pessoas nesse momento, segue uma lista básica de atitudes ou palavras para te ajudar a se expressar de maneira respeitosa durante o momento triste do funeral:

1. “Meus pêsames”.

Clássica, a mensagem demonstra os sentimentos de respeito e carinho de forma sucinta, ideal para o ambiente fúnebre. Geralmente, os familiares costumam se manter ocupados durante as cerimônia: dessa forma, você transmite os seus sentimentos sem ‘alugá-los’ por muito tempo.

2. “Eu sinto muito”.

A máxima “menos é mais” se faz ainda mais válida em momentos tristes. Essa frase, seguida de um abraço sincero, mostra que você se importa verdadeiramente com aqueles que perderam um ente querido.

3. “Meus sentimentos”.

Quem sofre uma perda costuma passar por momentos de tristeza e fragilidade. Nessa hora, o apoio dos amigos e familiares é essencial; por isso, a demonstração dos sentimentos costuma ser válida e eficaz para o momento.

 4. “Pode contar comigo”.

Despedidas costumam ser rodeadas de ações, muitas vezes delicadas, que devem ser tomadas pelos familiares. Tais preocupações, como doações de bens e roupas, além da escolha de flores, entre outras, podem ser ainda mais difíceis durante os momentos de dor e luto. Poder contar com os amigos nessa fase pode fazer toda a diferença! Auxilie naquilo que for possível sempre com muita descrição.

5.  Fique em silêncio ao lado dos familiares.

A atitude: permanecer em silêncio ao lado de alguém que sofreu uma perda reforça o seu respeito e consideração. “As palavras são de prata, o silêncio é de ouro”, já dizia o ditado.

5.  Abrace a pessoa.

Abrace com muito carinho a pessoa e se a voz ficar embargada não diga nada. Essa atitude diz muito mais que palavras. Para evitar situações embaraçosas, um simples abraço já é o suficiente.

Foi útil para você essas informações?

Receba outras no seu Email e WhatsApp

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Número WhatsApp com DDD

Aceito receber conteúdos desse Portal.

Veja Também

Ilso.Sanches.Parra

O Setor Funerário esta de Luto

Falece aos 81 anos Sr Ilso Sanches Parra, proprietário do serviço de luto Paulista em Jaú SP ...