O I Workshop da APEDIF Associação Pernambucana de Dirigentes do Setor Funerário reuniu vários profissionais dos setores funerário para uma discussão, palestras e muita informação.

A Ideia principal foi juntar Renomados profissionais do setor para discutir a modernização do setor Funerário de Pernambuco, Ceará e Bahia.
O Workshop aconteceu em Garanhuns PE.
O evento ocorreu durante dois dias, 20 e 21 de maio 2015 no do Hotel do Sesc.
Com palestras que estimularam a modernização da gestão funerária, Também foram apresentados exemplos de sucessos, trocas de experiências e fortalecimento do seguimento; com estes objetivos a APEDIF conseguiu surpreender os participantes deste que foi o primeiro encontro no estado de Pernambuco. Um próximo já está sendo discutido para o segundo semestre deste ano.
Clerton Calves, consultor da APEDIF e gerente de marketing de grandes grupos do setor funerário a 15 anos. Palestrou sobre a importância do marketing no setor funerário.
O Planejamento num plano funerário e saber utilizar a tábua atuarial. Também conhecida como tábua de vida ou de mortalidade, a tábua atuarial e o conjunto de fatores utilizados pelo governo. Usados para o calculo da expectativa de vida de um grupo de pessoas ou até de uma população.
Paulo Sérgio, da empresa Laidom, de Curitiba/PR, tanatopraxista e coordenador técnico da Laidom Curso de Curitiba/PR. Falou sobre técnicas e legislações do processo de somatoconservação, também conhecida com tanatopraxia, que é uma técnica científica utilizada mundialmente, pela qual se promove a total profilaxia do corpo e estabilização temporária de cadáveres humanos, este procedimento é realizado em laboratórios especialmente construído em empresas funerárias.
Através deste procedimento é possível o resgate da aparência saudável do falecido, oferecendo conforto aos presentes no velório pelas questões de aparência, e segurança, do ponto de vista sanitário, além de permitir traslados e velórios prolongados.
Além das empresas pernambucanas, convidados representando os estados do Ceará, Bahia e alagoas, estiveram presentes.
Aniely Morgana, da empresa Previda de Maceió/AL, falou sobre a sua experiência neste workshop: “Foi essencial essa troca de ideias, buscar novos parceiros, perceber que as dificuldades são semelhantes e ver as soluções adotadas para melhorar o nosso atendimento”.
Para o presidente da Associação Pernambucana dos Dirigentes Funerários (APEDIF), Herton Viana, o I Workshop foi um sucesso. “Superou a expectativa. Os participantes saíram daqui com no mínimo “uma pulga atrás da orelha” para pesquisar mais sobre os temas abordados neste evento”.
A APEDIF conta com associados em mais de vinte cidades do estado, trabalhando para a modernização do setor, melhoria nos processos de atendimento e lutando pelo reconhecimento da sociedade, em relação ao serviço essencial que as empresas funerárias prestam.
Para Vicente Jales o presidente do Sindicato das Empresas Funerárias do Ceará (SEFEC) “Criar um ambiente para que haja debates é muito válido. Ampliar conhecimentos e unir estes empresários, fortalece o setor”, reforça.
Para encerrar, , falou sobre a importância do Associativismo e as conquistas do setor no estado do Ceará. E com muita expectativa no crescimento, vislumbra outros futuros encontros, para o fortalecimento dos empresários de visão futurística.
Colaboração: Ivailton Areias Anfitrião da APEDIF..