Ligue-se a nós

Curiosidade

Foram sepultados com seus pertences

Publicação

no

Eles morreram e levaram juntos aquilo que mais gostavam

velorio-de-wando-todas-funerarias

Enterrar os mortos juntamente com alguns de seus pertences pessoais era uma prática que os antigos egípcios costumavam fazer com frequência. Eles acreditavam que os falecidos precisariam daqueles determinados itens na sua vida após a morte e colocavam dentro do caixão para que também fossem sepultados.

Mas, você sabia que eles não eram os únicos a realizar o ato? E, por incrível que possa parecer, esse ritual ainda é uma ocorrência comum hoje em dia. Atualmente, é óbvio, as razões são bem diferentes, sendo mais como um tributo final à pessoa morta. Conheça alguns famosos já falecidos que tiveram objetos pessoais enterrados consigo.

Vejamos alguns casos conhecidos

Frank Sinatra levou uma garrafa da sua bebida preferida um  Jack Daniels

Frank-Sinatra-todas-funerariasDepois de um longo caso de amor entre Frank e Jack, é claro que o cantor não poderia deixar de ser enterrado com uma garrafa da sua bebida preferida. Há outros rumores também que ele pediu que colocassem, dentro do caixão, um rolo de moedas de dez centavos, apenas para o caso de ele precisar fazer alguns telefonemas do além. (época que se usava moedas para falar em telefone públicos).

Tony Curtis levou dentro do caixão seu iPhone

Tony-Curtis-todas-funerariasQuando o ator morreu, em 2010, os familiares de Tony Curtis resolveram enterrar junto com ele no caixão seu inseparável iPhone (talvez pudesse ter alguma conversa proibida que queria levar com ele). Foi colocado , juntamente com um chapéu Stetson, luvas de condução e uma cópia do livro de Anthony Adverse, o romance que inspirou o seu nome artístico.

Andy Warhol levou algumas revistas Interview e um frasco do perfume Estee Lauder

Andy-Warhol-todas-funerariasQuando o caixão de Andy Warhol já estava sendo abaixado a sepultura, seu amigo de longa data, Paige Powell, jogou algumas revistas Interview e também um frasco do seu perfume preferido “Beautiful” de Estee Lauder em sua cova. Warhol gostava muito de usar essa fragrância e esse gesto foi para que as pessoas e amigos pudessem se lembrar dele pelo cheiro de quando era vivo.

 

Ronnie Van Zant carregou em seu caixão a vara de pesca e o seu chapéu preto de estimação

Ronnie-Van-Zant-todas-funerariasApós um trágico acidente aéreo que ceifou a vida de Van Zant, os familiares resolveram que ele deveria ser enterrado usando o seu chapéu preto Texas Hatter, que sempre foi sua marca registrada. E para completar os acessórios decidiram colocar no caixão a sua vara de pesca preferida e quando um engraçadinho comentou se não deveria colocar as iscas, abafaram o caso e preferiram deixar as minhocas de lado.

Wando levou em seu caixão aquilo que ele mais ganhou em toda sua carreira, Calcinhas

Wando-todas-funerariasWando teve um velório rodeado de muitas mulheres que queriam deixar a despedida como sempre foi em seus shows, marcado sempre com fans enlouquecidas pelas suas musicas e que atiravam calcinhas para o cantor que com muito carinho as guardava.  Com sua morte em 2012, a filha do cantor, Gabrielle Burcci, decidiu eternizar o sucesso do pai, criando o Museu das Calcinhas com mais de 17 mil peças catalogadas de lingeries todas jogadas nos palcos onde o cantor se apresentava.

mazinha

Gostou de ficar sabendo?

Receba outras notícias no seu E-mail e WhatsApp

    Seu nome (obrigatório)

    Seu e-mail (obrigatório)

    Número WhatsApp com DDD

    Autorizo o Portal Todas Funerárias a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários (Pare receber salve o nosso número WhatsApp em sua agenda 11 99567 7070)

     

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    Você sabe como surgiu a coroa de flores para funeral

    Publicação

    no

    De onde vem o costume de enviar coroa de flores para um funeral

    Todos nós sabemos como são lindas as flores. E uma das principais utilidades das flores vai muito além de surpreender e emocionar: reconfortar alguém ou prestar as últimas homenagens em um difícil momento de condolências.

    Um símbolo tão especial é o uso de flores como Coroa para Funeral, que vem em diferentes tamanhos, formatos e preenchimentos. Muitas com flores do campo e gérberas, outras com rosas e lírios, algumas com flores artificiais, as coroas são utilizadas em cerimônias do mundo todo e tem uma história que data do início do cristianismo.

    Já parou para pensar qual é o sentido desse arranjo em forma circular grande, ao ser colocado como homenagem ao falecido?

    Desde os tempos antigos, antes mesmo de Cristo, as coroas de flores sempre foram ligadas a cerimônias fúnebres, porém pouco se sabe que esta ideia é bastante equivocada e sem sentido, este símbolo de coroa de flores vem sendo muito mais ligado a vida do que a morte, e na história de povos milenares é possível se encontrar diversas histórias onde os vencedores de batalhas e também grandes sacerdotisas eram as únicas pessoas que podiam utilizar uma coroa de flores.

    E tem os pedidos especiais que expressam o desejo de NÃO ser homenageado com flores no seu velório.

    Esse foi o caso da cantora Rita Lee que sempre  expressou que não houvesse flores em sua despedida. Porem vemos que não foi atendido o seu desejo. Além desse desejo outras curiosidades ela deixou recomendado, com não uso de velas tradicionais estava incluso nos desejos dela

    Mas por que Coroa de Flores?

    Em tempos passados os velórios eram feitos nas casas e as pessoas chegavam aos locais de velórios carregando maços de flores e as deixavam com os familiares ou até mesmo próximo a pessoa falecida. E mais ainda, todos ou pelo menos a maioria dos familiares e amigos compareciam ao velório e funeral.

    Com o passar dos séculos os velórios começaram a ser realizados em locais que não as residências das pessoas e sim nos cemitérios, igrejas e outros locais como teatros, câmaras, etc. E nem sempre os familiares e amigos estão próximos a estes locais. Por este motivo muitas vezes não comparecem aos velórios. Dai então veio o costume de enviar as flores juntamente com cartões de condolências, para demonstrar os seus sentimentos.

    Estas flores eram entregues aos familiares que as recebiam e e colocavam sobre o corpo ou as jogavam na cova no momento do enterro. Mas os cartões muitas vezes não eram lidos, até pelo momento de tanta comoção ninguém. Foi ai que surgiu a ideia de se fazer as coroa de flores, que são colocadas nas salas de velórios juntamente com faixas que tem mensagens em letras garrafais, para que todos os presentes possam ler e saber que mesmo não estando ali, a pessoa ou família que enviou a coroa de flores queria expressar suas condolência para com os familiares e amigos.

    Cada espécie de flor  carrega uma mensagem ou sentimento, veja o significados algumas delas:

    Amor-perfeito: recordações. Hortência: energia e obstinação.
    Astromélia: amizade e lealdade. Jacinto: tristeza e mágoa.
    Antúrio: autoridade e luxo. Jasmim: graça, elegância e doçura.
    Azaleia: feminilidade. Lírio: proteção, nobreza e paz.
    Begônia: delicadeza e inocência. Lótus: proteção e amor.
    Bromélia: resistência, inspiração e excentricidade. Magnólia: amor à natureza.
    Calla: perseverança, fortaleza e persistência. Margarida: infância, inocência e pureza.
    Camélia: Branca: beleza. (Rosa = grandeza da alma; vermelha =reconhecimento). Miosótis: amor sincero, fidelidade.
    Copo-de leite: associa-se ao sagrado e simboliza a paz. Narciso: vaidade, egoísmo.
    Cravo: amor puro e liberdade. Orquídea: sabedoria, beleza e luxúria.
    Crisântemo: amor acabado ou paixão passageira. Papoula: fertilidade, sonho.
    Dália: união. Peônia: timidez.
    Estrelítzia: galanteio. Prímula: apoio, equilíbrio.
    Flores do campo: equilíbrio e ponderação. Rosa: romantismo, amor. (Rosa = amizade, saúde e sucesso. Branca = pureza e paz espiritual. Champanha = recordação e admiração. Laranja = entusiasmo e encanto. Vermelha = paixão e desejo).
    Gérbera: jovialidade, energia e sensibilidade. Tulipa: prosperidade e independência.
    Girassol: ouro e fortuna. Violeta: modéstia e simplicidade.
    Hibisco: virtude e avidez.

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    Como são os rituais fúnebres no hinduísmo

    Publicação

    no

    No hinduísmo, o funeral é considerado uma cerimônia sagrada.

    As cerimonia de cremação sendo realizada ao ar livre, e próximos ao Rio Ganges

    Os rituais fúnebres do hinduísmo são baseados na crença na reencarnação, ou seja, na ideia de que a alma se desprende do corpo após a morte e renasce em outra forma de vida.

    Para os hindus, a cremação é obrigatória. Se o corpo não for de uma criança abaixo de cinco anos, esse procedimento costuma ser executado, a fim de libertar a alma do corpo, para que, assim, inicie um novo ciclo. É considerado um estado de libertação. Por isso, não é tratado como um momento totalmente triste, mas com festa

    Ser cremado às margens do Ganges significa a conclusão do ciclo vital, uma vez que os liberta da reencarnação. Após a cremação, a tradição é jogar as cinzas no rio.

    No entanto, nem todos os corpos são cremados, alguns deles, por exemplo, das crianças, das grávidas e das pessoas consideradas puras (sem pecados), são atirados no rio. Ademais, as vacas, consideradas sagradas para os hindus, também possuem esse destino

    Patrocinador

    O País onde o hinduísmo predomina é na Índia sendo a terceira maior religião do mundo

    Algumas características dos rituais fúnebres do hinduísmo são: 
    • Preparação do corpo: O corpo é lavado, untado com óleo e pasta de sândalo, e vestido com boas roupas. 
    • Cremação: A cremação é recomendada e vista com bons olhos pela religião. As cinzas são jogadas no rio, como o Ganges, considerado sagrado pelos indianos. 
    • Velório: O velório é uma fase intermediária, e não há regras sobre como deve ser realizado. 
    • Cerimônia no 13º dia: No 13º dia após o falecimento, é realizada uma cerimônia em memória do falecido, com orações, oferendas alimentares e doações. 
    • Jogar pétalas de flores: É costume jogar pétalas de flores sobre o corpo e rodeá-lo três vezes. 
    • Deixar cartas sobre o corpo: Alguns costumam deixar cartas sobre o corpo. 
    • Ler o texto sagrado: Durante a cerimônia, é lido o texto sagrado pedindo que a alma encontre iluminação.

    Aqui estão os principais aspectos de um funeral hindu:

    Ritual de cremação ao ar livre as margens do Rio Ganges na Índia

    Rituais pré-funerais

    1. Preparação do corpo: O corpo é lavado e vestido com roupas novas.
    2. Purificação: O corpo é purificado com água e incenso.
    3. Colocação do tilak: Um tilak (marca) é colocado na testa do falecido.

    Cerimônia do funeral

    1. Leitura dos Vedas: Textos sagrados são lidos durante a cerimônia.
    2. Orações e mantras: Orações e mantras são recitados para garantir a paz da alma.
    3. Oferecimento de alimentos: Alimentos são oferecidos ao falecido.
    4. Queima do corpo: O corpo é queimado em uma pira funerária.
    5. Colheita das cinzas: As cinzas são colhidas e dispersas em um rio sagrado.

    Rituais pós-funerais

    1. Luto: A família observa um luto de 10-13 dias.
    2. Cerimônia de purificação: A família realiza uma cerimônia de purificação.
    3. Oferecimento de alimentos: Alimentos são oferecidos aos ancestrais.
    4. Liberação da alma: A alma é liberada para reencarnar.

    Tradições específicas

    1. Cremação em Ghats: Em Varanasi e outros lugares sagrados, a cremação é realizada em Ghats (degraus) ao longo do rio Ganges.
    2. Uso de madeira sagrada: A madeira usada para a pira funerária é considerada sagrada.
    3. Participação da família: A família participa ativamente da cerimônia.
    4. Respeito aos ancestrais: O funeral é uma oportunidade para homenagear os ancestrais.

    Importância do funeral no hinduísmo

    1. Liberação da alma: O funeral ajuda a liberar a alma para reencarnar.
    2. Respeito aos ancestrais: O funeral mostra respeito aos ancestrais.
    3. Purificação: O funeral purifica a alma e a família.
    4. Ciclo da vida: O funeral é parte do ciclo da vida e da morte.

    Patrocinador

     

    Os corpos também são jogados sem cremar no Rio Gangues 

    Essa imagem de corpo boiando sobre as aguas são comuns, até durante a pandemia

    A quantidade de procedimento no rio tem atraído a preocupação pelas autoridades locais e internacionais, que dizem que partes dos corpos tem ido parar no rio depois de terem passado por rituais de cremação nas margens do Rio Gangues. Mas a principal preocupação é de que os corpos foram atirados ao rio sem cremação. A polícia chegou a instalar uma rede entre as margens do rio para coletar eventuais novos corpos, porém as praticas persistem e passou a ser considerado de difícil solução no sentido de ser uma tradição muito antiga.

    Os números do Rio Gangues

    Esse rio é mais conhecido no norte da Índia, porém o Ganges atravessa 9 estados, passando pelo Nepal e por Bangladesh, desaguando no Golfo de Bengala no Oceano Índico.

    Possui cerca de 2500 km de extensão, sendo um dos maiores rios da Ásia e um dos maiores do mundo em fluxo de água. A profundidade média do rio é de 16 metros, e a máxima é de 30 metros.

    Estima-se que 20 milhões de pessoas vivem nas margens do Ganges, influenciando na vida de cerca de 300 milhões de pessoas.

    Essas são as principais características de um funeral hindu. É importante notar que as tradições podem variar dependendo da região e comunidade.

    Assista ao documentário da History sobre o hinduísmo

    Fonte: History

    Loading

    Clique e para ler tudo

    Curiosidade

    O perfume com cheiro de cadáver

    Publicação

    no

    Para você que pensou que já viu de tudo nessa vida

    É muito bizarro mas uma instituição beneficente no Reino Unido criou um perfume cuja fragrância é inspirada no odor de cadáveres. Na realidade é que este perfume foi inspirado na flor Jarro-Titã, também chamada de Flor-Cadáver devido ao seu odor desagradável que se assemelha ao de um corpo em decomposição. Alguns comentam que o cheiro horrível se assemelha a uma combinação de queijo estragado, rato morto e peixe em decomposição, para se ter uma ideia.

    O grupo beneficente conhecido como The Eden Project é o idealizador de vários feitos considerados de extremo impacto, principalmente quesito ambiental, considerou que seria uma proposta interessante criar este perfume para aqueles que procuram um aroma mais audacioso e em uma direção totalmente inovadora. De fato, é inegável que poucos se aventurariam em fazer uso de um perfume com um aroma assim.

    Assista ao vídeo do produto

    Matéria relacionada

    Perfume com cheiro de quem já morreu

    Loading

    Clique e para ler tudo

    GOSTA DAS NOTICIAS?

    Anuncie Aqui !!!

    Nossa Loja

    Ataude Artigos Funerários

    Entre em nosso grupo

    Recomendados

    Anuncie Aqui !!!

    newsletter whatsapp

    + Mais lidas